AngolaCulturaPaísesPortugal

Semba gastronômico: Paulo Flores inaugura restaurante em Lisboa

(Imagem: Divulgação Metapolis)

O cantor angolano Paulo Flores inaugura nesta quinta-feira, 18 de dezembro, um restaurante em Lisboa que promete unir a poesia, a música e as refeições gourmet.

Poema do Semba é uma das letras mais emblemáticas de Paulo Flores. Um hino a Angola, à sua tradição musical e aos ritmos do país. Agora, é também nome do novo espaço do cantor em Lisboa.

“Semba é canto de avenida,
É chuva de primavera
Semba é morte Semba é vida”

Em entrevista à revista Lux, Paulo Flores afirmou que o estabelecimento, localizado em Santos, pretende recuperar a memória do semba e vai ser um espaço para continuar a descobrir a música nacional. Assim, o espaço terá a função de “ser um repertório de memória do nosso cancioneiro, e desse gênero que nasceu na cidade de Luanda”.

O restaurante terá uma cozinha mestiça:

– Podemos dizer que é a ‘cozinha do império’, ou seja, de todos estes lugares que nos unem e os temperos que são trabalhados por um chef, natural de Angola, mas que já viajou pelo mundo –  contou Paulo Flores, esclarecendo também que servir especialidades nacionais “com outra dignidade, apresentação e arte” era o projeto de vida do chef.

– Estamos ansiosos por mostrar isso – arrematou.

internacomidasSEMBA

(Imagem: Divulgação Poema do Semba)

Também a ambientação do restaurante promete cativar os futuros clientes: o projeto partiu de um desenho de base orgânica com referência às raízes de um imbondeiro, que dá formato às muretas baixas que delimitam as áreas de refeição, em forma de pétalas de flores, em cujos topos estão escritos poemas de autoria de Paulo Flores. Desta forma, cada pessoa pode ler excertos poéticos à medida que percorre o espaço e mesmo quando está sentado a comer.

– Desenvolvemos o projeto de forma a que o texto poético e as letras das canções estivessem presentes na percepção geral do espaço e em cada momento da utilização do restaurante – , afirmou em um comunicado Maria João Teles-Grilo, autora do projeto de arquitetura do restaurante.

Restaurante Poema do Semba
Endereço: Avenida Don Carlos I, 140
Fundionamento: das 19h às 2h (encerra às terças-feiras)
Reservas: (351) 213 950 170/ reservas@poemadosemba.pt

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.