Cabo VerdePolítica

Ulisses Correia e Silva é eleito Primeiro-Ministro de Cabo Verde

Leya

 

As eleições legislativas em Cabo Verde foram as sextas desde que o país tornou-se independente, tendo decorrido no dia 20 de Março em ambiente de paz e tranquilidade.

 

Antevia-se uma luta política no entre Janira Hopffer Almada, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), e Ulisses Correia e Silva, do Movimento para a Democracia (MpD). Ambos se estreavam como candidatos a chefe de governo.

 

Quem acabou saindo vencedor deste escrutínio foi Ulisses Correia e Silva, o que representa uma viragem em termos de liderança do Governo que passa agora para o Movimento para a Democracia, depois de passar 15 anos na oposição – de 2001 a 2016.

 

Concluída a contagem dos votos e a atribuição dos mandatos nos círculos nacionais, o MpD já garantiu a maioria absoluta com 37 deputados. O PAICV elegeu 26 e a UCID 3 deputados. Falta só encerrar a contagem nas mesas de voto da Diáspora e atribuir os respectivos 6 mandatos. Contam-se 225.923 votantes (66.3%) e 114.780 abstenções (33.7%).

 

Os resultados estiveram em permanente actualização num sistema on-line interactivo criado para efeito, o que permitiu acompanhar de perto do o processo.

 

Quem é Ulisses Correia e Silva?

José Ulisses de Pina Correia, o líder do MpD, é o próximo Chefe do Governo. Antes fez parte, durante 10 anos (de 1991 a 2001), do governo do MpD. Elegendo a alternância política como a sua principal bandeira da campanha, esta foi a primeira vez que Ulisses candidatou-se ao cargo de chefe do Governo. O presidente do MpD, que escolheu como lema “Cabo Verde tem solução”, acaba de vencer estas legislativas, quebrando assim a hegemonia do PAICV de 15 anos de governação.

 

Nascido a 4 de Junho de 1962, na cidade da Praia, Ulisses Correia e Silva licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa em 1988. Exerceu a docência na Universidade Jean Piaget e foi director do Departamento de Administração do Banco de Cabo Verde. Em termos governativos, foi Secretário de Estado das Finanças entre 1995 e 1998 e Ministro das Finanças entre 1999 e 2000.

 

Antes de ser eleito para o primeiro mandato como Presidente da Câmara Municipal da Praia, Ulisses Correia e Silva foi eleito deputado nacional e, posteriormente, líder do Grupo Parlamentar do MpD, função que exerceu por dois anos – de Março 2006 a Março 2008 -, ao mesmo tempo em que assumia a função de vice-presidente do MpD. É ainda presidente da Comissão Executiva da UCCLA e Presidente da IDC – África. Fazer regressar o MpD ao poder constituiu um dos grandes sonhos de Ulisses Correia e Silva, agora transformado numa realidade.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.