PortugalSustentabilidadeTurismo

UNESCO lança primeira plataforma de viagens sustentáveis pelo Património Mundial

Ninguém diz não a uma viagem pela Europa, certo? Pois bem, se tinha algumas dúvidas estas dissipar-se-ão agora: foi criada, em parceria com a UNESCO e a National Geographic, a primeira plataforma online dedicada ao Património Mundial e às escapadelas sustentáveis. Esta iniciativa foi apoiada pela União Europeia (UE) e compila, nada mais, nada menos, do que 34 locais especiais, galardoados pela UNESCO, espalhados por 19 países da UE. Se é um adepto de turismo ecológico (e mesmo que não seja), consulte o website World Heritage Journeys (Viagens ao Património Mundial) e aprenda algumas dicas para “turistar”- além dos principais pontos de interesse – e colecione memórias sobre aquilo que o Património Mundial tem de melhor para oferecer.

 

Mudar a forma como as pessoas viajam, adquirindo um maior conhecimento sobre os valores do património mundial, é o primordial objetivo deste projeto pedagógico. “Europa Real”, “Europa Antiga”, “Europa Romântica” e “Europa Subterrânea” são os quatro itinerários destacados pela World Heritage Journeys – que cruzam histórias curiosas e fascinantes sobre o acervo cultural daquele que é apelidado de “velho continente”.

 

Pretendemos que as pessoas permaneçam mais tempo nos destinos, experimentando a cultura e o ambiente locais. Desta forma, irão adquirir um conhecimento mais profundo e poderão valorizar a importância do Património Mundial”, afirmou Mechtild Rössler, diretora do Centro do Património Mundial da UNESCO, aquando da inauguração do projeto, em Paris.

 

Para satisfazer a curiosidade dos mais interessados, revelamos que esta plataforma online contém diversas informações práticas, bem como ferramentas que facilitam o planeamento das viagens, com base no conhecimento local sobre o destino. Com o intuito de promover um turismo genuíno, o site foi estrategicamente desenhado para ser interativo, convidando à reflexão sobre o valor universal do Património Mundial.

 

Para o futuro, espera-se que este projeto incentive o setor turístico a inspirar-se no seu conteúdo, ampliando-o até aos operadores e agentes de viagens, sem excluir as autoridades e instituições de turismo locais e nacionais. Além disso, no âmbito do Ano do Turismo China-Europa que se assinala em 2018, a plataforma poderá ser uma ferramenta crucial para atrair turistas orientais. Esta está disponível para consulta em inglês, chinês e francês. Divirta-se a explorar!

 

Portugal espelhado por Sintra

 
Para todos os portugueses (sem querer excluir outras nacionalidades), profundamente apaixonados pela pátria lusitana, deixamos uma nota. Sintra, que faz parte desta plataforma, foi o primeiro local da Europa a entrar para a lista do Parimónio Mundial, enquanto paisagem cultural. Os seus 960 hectares incluem parte do Parque Natural Sintra-Cascais com uma flora única, graças ao seu microclima.
 
Outrora, os montes graníticos do local serviram de refúgios a reis e a aristocratas. Consequentemente, Sintra mantém uma silhueta demarcada pelos imponentes palácios, rodeados de jardins e florestas de valor inestimável.
 
Tendo em conta toda esta informação, esperamos tê-lo convencido a dar um pulo até ao centro do país. Está na altura de desvendar os mistérios que esta cidade tem para oferecer.
 
P.S. Não se esqueça da máquina fotográfica: a paisagem promete arrebatar qualquer lente (deixamos-lhe algumas imagens que o ajudam a comprovar).

 

Parque do Palácio Nacional da Pena, em Sintra (Portugal) – Imagem: “World Heritage Journeys”

 

Parque do Palácio Nacional da Pena, em Sintra (Portugal) – Imagem: “World Heritage Journeys”

 

Castelo dos Mouros, em Sintra (Portugal) – Imagem: “World Heritage Journeys”

 

Quinta da Regaleira, em Sintra (Portugal) – Imagem: “World Heritage Journeys”

VEJA TAMBÉM

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.