DestaquePaísesSociedadeTimor-Leste

Veja imagens incríveis da Serigala, cerimónia tradicional de Timor-Leste

(Reportagem fotográfica e texto: Raquel Belli*)

Serigala é uma cerimónia animista que se realiza, a nível nacional e muito poucas vezes, em Timor-Leste (tendo a última sido em 2006 depois dos conflitos que assolaram o país) organizada pelos liurais e lia nain, os “donos das coisas sagradas” de todos os municípios, que integram o complexo sistema legislativo e judicial tradicional timorense, chamados para homenagear os heróis desconhecidos.

serigala7
(Imagem: Reprodução)
serigala1
(Imagem: Reprodução)

Aconteceu nos passados dias 19, 20 e 21 de Agosto, no jardim do Arquivo Museu da Resistência Timorense, tendo sido o seu ponto alto o sacrifício de uma galinha, um porco e dois búfalos, cujas entranhas foram lidas como oráculo e integradas na benção à “Chama Eterna”, monumento em forma de estrela que será aqui construído.

serigala6
(Imagem: Reprodução)
serigala2
(Imagem: Reprodução)

Pedras e belaks (discos ornamentais que representam o sol e são usados pelos chefes tradicionais) correspondendo aos 13 distritos foram benzidos com o sangue dos animais sacrificados.

serigala3
(Imagem: Reprodução)
serigala4
(Imagem: Reprodução)

No último dia, 21 de Agosto, os objectos foram colocados num buraco com a ajuda de vários veteranos da luta interna e externa. Entre eles, os ex-guerrilheiros Ma Huno e Mau Meta, José Ramos-Horta, Rogério Lobato e Mari Alkatiri, tocam com as mãos os objectos, fundindo assim a sua presença com a dos heróis homenageados.

serigala5
(Imagem: Reprodução)

A cerimónia animista terminou com uma bênção de um padre católico que lançou água benta sobre as pedras e restantes objetos, provando a fusão cultural que é Timor-Leste.

Um minuto de silêncio encerrou as celebrações do 40º aniversário das Falintil.


 

* Esta é a oitava reportagem da série Reportagens Fotográficas sobre o novo Timor-Leste, uma iniciativa do Gabinete do ex-Presidente Ramos-Horta.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.