BrasilCabo VerdeDestaqueSaúde

Vírus zika a circular em Cabo Verde é o mesmo que causou surto da doença no Brasil

Leya

 

Organização Mundial da Saúde confirmou que o vírus zika a circular em Cabo Verde é o mesmo tipo que causou o surto da doença no Brasil. Esta é a primeira confirmação e a primeira vez que o vírus está ligado a casos de microcefalia e desordens neurológicas em África.

 

ESPECIAL: 10 coisas que você precisa saber sobre o vírus zika

 

Até o presente momento já foram divulgadas aproximadamente 7,5 mil suspeitas de zika no país e pelo menos três casos de microcefalia foram reportados. O Instituto Pasteur de Dakar sequenciou o vírus e confirmou que a cepa do arquipélago cabo-verdiano é a mesma que circula no Brasil.

 

– A descoberta é preocupante porque evidencia que o surto está se espalhando para além da América do Sul, chegando à porta de entrada da África – declarou Matshidiso Moeti, responsável da organização em África, em comunicado divulgado pela Rádio ONU.

 

Cabo Verde torna-se assim o primeiro país no continente africano a confirmar a presença do vírus, que tem preocupado a comunidade internacional. O Ministério da Saúde cabo-verdiano assegurou que se mantém o reforço da luta contra o mosquito transmissor do Zika, renovando assim os apelos à população para reforçar as medidas de proteção individual para evitar a picada do mosquito, apelando ainda para a adoção de medidas para o correto armazenamento de água de forma a evitar o surgimento de viveiros que possam propagar a epidemia.

 

Painel publicitário que mata mosquitos é a nova arma no combate à zika, à febre-amarela e à dengue

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.