AngolaCultura

Anselmo Ralph é o melhor artista masculino dos PALOP no “African Entertainment Awards” dos EUA

Num concurso promovido pelo “African Entertainment Awards”, o músico angolano Anselmo Ralph venceu recentemente o prémio de melhor artista masculino dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), edição 2015.

 

Este concurso é promovido nos Estados Unidos e tem como objectivo criar uma plataforma para a promoção das vozes da Diáspora Africana em torno de várias questões actuais que também afectam africanos residentes nos Estados Unidos e nos seus países de origem.

 

Na mesma categoria concorriam Nelson Freitas (Cabo Verde), Stewart Sukuma (Moçambique), Tabanka Jazz (Guiné-Bisau) e Calema (São Tomé e Príncipe).
Este é mais um dos vários prémios que o músico se destaca como uma referência da actual jovem música em Angola.

 

Artistas dos PALOP concorrem ao African Entertainment Awards nos EUA

 

Quem é Anselmo Ralph?

 

Anselmo Ralph, nome artístico de Anselmo Cordeiro da Mata, nasceu em 1981 em Luanda (Angola), onde fez os estudos primários. Mais tarde, foi para Nova Iorque terminar o seu curso de contabilidade na faculdade da comunidade de Manhattan.

 

Nos anos 1990 mudou-se para Portugal onde viveu perto da cidade de Setúbal na freguesia de Aires. Mudou-se depois para Madrid (Espanha) onde viveu alguns anos e onde se tornou um grande admirador do cantor dominicano Juan Luís Guerra. Isto teve muita influência na carreira futura de Anselmo Ralph como músico.

 

Em 1995 fez parte do grupo “NGB (New Generation Band)” com quem gravou o seu primeiro disco. Depois emigrou para os Estados Unidos para terminar os estudos onde se graduou em contabilidade.

 

Em janeiro de 2006 lançou o seu primeiro álbum intitulado “Histórias de Amor”, produzido por Aires (Aires no Beat) e pela Produtora Bom Som (propriedade do próprio artista e do seu agente Camilo Travassos). O disco é dominado pelo género de música R&B e teve um sucesso imediato. Ainda nesse ano foi nomeado “Melhor Cantor de R&B” pela cadeia televisiva “O Channel”, da África do Sul, e no “MTV Europe Music Awards 2006” recebeu o prémio na categoria de “Melhor Artista Africano”.

 

No dia 14 de fevereiro 2007 foi lançado o álbum “As Últimas Histórias de Amor” que rapidamente se tornou um grande sucesso nacional e internacional. Com este segundo trabalho recebeu o prémio de “Melhor Voz Masculina” e o prémio do “Top Rádio Luanda” como o músico mais votado desse ano. Em 2008 assinou com a produtora LS Produções para um contrato de três álbuns.

 

Em 2009, novamente no dia 14 de fevereiro, lançou o álbum “O Cupido” (Duplo CD e DVD) que vendeu 40.000 cópias ao fim de apenas quatro meses. No mês de julho foi produzido um Mega Show de 2 dias no Pavilhão da Cidadela com lotação esgotada nos dois espetáculos com cerca de 42.000 pessoas. Em 2011 lança um Maxi Single, antecessor do próximo álbum “A Dor Do Cupido”, que em apenas dois dias vendeu 42 mil cópias. Nos três meses seguintes atingiria a venda de 90 mil copias. Realizou mais de 50 espetáculos nesse período.

 

Em 2012 grava “Best of Anselmo Ralph – Live” gravado no Campo Pequeno, em Lisboa. Este disco entra para 5º lugar do top português em finais de 2012. “Não Me Toca” torna-se um grande sucesso com a sua utilização num programa de dança da TVI, Dança com as Estrelas.

 

Em 2013 lançou o álbum “A Dor Do Cupido”. Colabora também com o português Paulo Gonzo no tema “Ela É”. Em Fevereiro de 2014, atuou na festa de aniversário de Cristiano Ronaldo e vai estrear-se como ator no Filme “A Dor Do Cupido” onde será o autor e a personagem principal. Também quer gravar um disco em inglês e algumas canções em espanhol.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.