Conexão Lusófona

As 10 melhores coisas para fazer em Timor-Leste

timor leste

(Imagem: Reprodução Facebook Turismo Timor-Leste)

A República Democrática de Timor-Leste, ou simplesmente Timor-Leste, é um local cheio de peculiaridades. Felizmente, ainda não está entranhado nas rotas turísticas com o mesmo fervor de tantos outros locais do continente asiático, mas certamente não será por falta de beleza ou interesse. É um dos países mais recentes do globo, tendo sido declarado como tal no ano de 2002. Antes disso, sofreu ocupações de Portugal (até 1975) e, posteriormente, da Indonésia (até 2002). Atualmente, a tardia independência é um dos elementos que torna esta nação num autêntico sinónimo de resistência.

Viva a cultura de Timor-Leste

 

Venha conhecer os 10 locais mais emblemáticos e marcantes de Timor-Leste, símbolos que persistem perante a passagem do tempo e que fazem do país um destino ideal para uma viagem de sonho. A sua cultura é diversa e as atrações são plurais, não apenas voltadas para banhos de sol em praias paradisíacas (mas também, claro!). Nesta seleção exclusiva da Conexão Lusófona, procuramos espelhar exatamente isso. Pode contar com História, monumentos, praias e, como não poderia deixar de ser, toda a natureza única que o país asiático alberga no seu território.

 

10 — Visitar o Cemitério de Santa Cruz

Pode parecer estranho visitar um cemitério durante a sua viagem a Timor-Leste, mas este é um local histórico e bastante especial. Foi aqui que, a 12 de novembro de 1991, aconteceu o Massacre de Santa Cruz, um tiroteio sobre os manifestantes pró-independência, que lutavam contra o domínio indonésio. A tragédia vitimou fatalmente quase 400 pessoas. No entanto, o massacre acabou por captar a atenção internacional a favor da causa timorense, algo que certamente ajudou na conquista da independência do país oito anos depois, em 1999 (Imagem: Reprodução Wikimedia Commons)

9 — Subir ao Cristo Rei de Díli

O Cristo Rei de Díli é um emblemático monumento do país asiático, com 27 metros de altura. Foi inaugurada em 1996 como um presente da Indonésia para o povo timorense. É impossível visitar Timor-Leste sem ter vontade de subir os 500 degraus que guiam até esta estátua, nem que seja para perceber a paisagem que dali se avista (Imagem: Reprodução U.S. Air Force)

8 — Ir ao Arquivo & Museu da Resistência Timorense

Quando queremos conhecer um país, é sempre bom absorver alguma sabedoria sobre a sua História e o seu legado cultural. Este museu é o local mais indicado para fazer isso mesmo, visto que tem como maior objetivo a preservação da memória e do património histórico nacional, também focado nos anos da ocupação indonésia e na era colonial (Imagem: Reprodução Wikipédia)

7 — Banhar-se no Marobo Hot Springs

Prepare-se para uma experiência única: um banho termal, ao ar livre, cercado por uma vista montanhosa que deixa qualquer pessoa no seu máximo estado de relaxamento. Certamente, o melhor spa natural do país (Imagem: Reprodução Wikimedia Commons)

6 — Visitar os lagos salinos de Tasitolu

Estes lagos salinos são uma memória que os olhos dificilmente esquecem. Fazem parte de um pequeno pântano, cuja área possibilita a observação de imensas espécies endémicas de aves. Também são famosos pela coloração da água que, em algumas ocasiões, fica vermelha (devido às algas vermelhas que compõem o seu território). A praia de Tasitolu também é reconhecida como um bom spot de mergulho, devido à riqueza da sua fauna e flora aquáticas (Imagem: Reprodução Wikipédia)

5 — Visitar a vila de Hato Builico

Rodeada de verde e maioritariamente conhecida como início de percurso para subir o Monte Ramelau, esta aldeia timorense também merece uma paragem. Pode servir como ponto de acesso, mas apresenta todos os elementos essenciais para fazer um belo passeio. Pode falar com os locais, respirar o ar puro da montanha e aproveitar a atmosfera de sossego que aqui se testemunha (Imagem: Reprodução Hato Builico)

4 — Mergulhar nas águas da Ilha Ataúro

No dialeto insular, “ataúro” significa cabra; por isso, é muito provável que encontre algumas cabras a passear pela ilha. No entanto, a maior atração deste lugar, com cerca de 25 quilómetros de extensão e 9 de largura, é a água que o circunda. Ou melhor, a experiência que dentro dela se pode viver. Além de ser ótima para fazer praia, a ilha de Ataúro tem uma beleza subaquática absolutamente inegável, composta por ricos corais e espécies, ideal para snorkelers e mergulhadores (Imagem: Reprodução Notes on Traveling)

3 — Fazer um safari pelo Parque Nacional Nino Konis Santana

A área deste parque, único no país, inclui paisagens terrestres e marinhas, afamadas pela sua grande biodiversidade. Um passeio por esta zona, devidamente acompanhado por um/a guia que saiba o que mostrar e sobre o que falar, pode muito bem ser uma das experiências mais memoráveis da sua viagem (Imagem: Reprodução UNMIT/Martine Perret)

2 — Subir ao topo do Monte Ramelau

É nesta montanha que se localiza o ponto mais alto de Timor-Leste (o pico Tatamailau) e a beleza das suas vistas é mais que evidente. Localiza-se a quase três mil metros de altitude, mas, felizmente, é considerada uma montanha de fácil acesso. Durante o período colonial, esta era tida como a montanha mais alta de Portugal (Imagem: Reprodução Wikipédia)

1 — Visitar a Ilha Jaco

É óbvio que ninguém se esquece de ir à praia quando está em território timorense. Como seria possível? As águas cristalinas, de temperaturas tão convidativas, não deixam nenhum turista indiferente. No entanto, há sítios mais especiais do que outros e Jaco é um desses exemplos. Um ilhéu, integrante do Parque Nacional Nino Konis Santana, rico em diversidade e em beleza balnear. Um autêntico paraíso (Imagem: Reprodução Eco Discovery-East Timor)

Mapa de Timor-Leste

Os 10 locais sugeridos na nossa lista concentram-se nos municípios numerados. 1. Díli (Cemitério de Santa Cruz; Cristo Rei; Arquivo & Museu da Resistência Timorense; lagos salinos de Tasitolu); 2. Díli, ilha de Ataúro; 3. Ainaro (Monte Ramelau e Hato Builico); 4. Bobonaro (Marobo Hot Springs); 5. Tutuala (Parque Nacional Nino Konis Santana); 6. Tutuala, ilha Jaco (Imagem: Reprodução Wikimedia Commens)
Exit mobile version