Conexão Lusófona

Governo japonês oferece bolsas de estudos a licenciados portugueses

(Imagem: suzettesuzette via Compfight cc)

 

Estão abertas as inscrições para bolsas de estudos concedidas pelo Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão. As bolsas são destinadas a licenciados portugueses que queiram participar de um curso de pós-graduação em universidades japonesas, entre os anos acadêmicos de 2016 e 2018.

Todas as áreas de estudo são elegíveis. Os candidatos devem, contudo, escolher uma área de estudo no Japão que corresponda à área de estudo da sua licenciatura.

No geral, os candidatos deverão ser nacionais de Portugal, ter nascido após 2 de abril de 1981 e ter completado ou estar a completar uma licenciatura. Contudo, dependendo da área de interesse a que o candidato quer se inscrever, há requisitos específicos. A informação completa quanto às regras de participação no processo seletivo estão disponíveis neste link.

É proibida a participação de candidatos que já sejam bolseiros da própria embaixada ou de outras instituições.

Os candidatos devem escolher uma das seguintes categorias de bolsas:

Investigação – ‘Research Student’
a) 2 anos – de abril de 2016 a março de 2018 (24 meses)
b) 1 ano e meio – de outubro de 2016 a março de 2018 (18 meses)
Estes períodos incluem seis meses de estudo da língua japonesa para os candidatos que possuam conhecimentos insuficientes dessa língua para prosseguimento dos estudos;

Mestrado / Doutoramento / Curso Superior Profissional
Indiferentemente da data de partida para o Japão, em abril ou outubro, o período da bolsa permitirá ao candidato terminar o estudo pretendido, estando também considerado, nesta situação, os seis meses de estudo da língua japonesa.

Como candidatar-se?
Os candidatos deverão apresentar os formulários de inscrição, devidamente preenchidos e acompanhados da documentação requerida, à Embaixada do Japão, até 30 de junho de 2015, impreterivelmente.

As informações completas, bem como os formulários para download e a lista de documentos que devem ser apresentados estão disponíveis no portal da Embaixada do Japão em Portugal.

Exit mobile version