Conexão Lusófona

Ilha em Cabo Verde bate recorde de ninhos de tartarugas

Tartaruga na lha de Santa Luzia, Cabo Verde

Rastro de tartaruga na praia em Santa Luzia, Cabo Verde (Imagem: Reprodução Biosfera I)

Em Cabo Verde, a ilha de Santa Luzia – uma reserva natural desabitada ao norte do país – registrou mais de 5500 novos ninhos de tartarugas marinhas em 2018. A última vez que houve um número tão alto foi em 2012, com 2000 ninhos. O número é importante para garantir o repovoamento de tartarugas na região, que estão em risco de extinção.

 

Veja Também

Qual é o tamanho da sua contribuição para o mundo de plástico?

Nascem em Moçambique as raríssimas e únicas Tartarugas-verdes albinas

 

Santa Luzia, Ilhéu Branco e Ilhéu Raso são três ilhas que, em conjunto, “representam uma amostra singular de um ecossistema frágil, repleto de endemismos e espécies ameaçadas, que necessitam de instrumentos de protecção que sejam exequíveis e eficazes”, afirma o setor de Áreas Protegidas de Cabo Verde, ligado ao Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território.

 

A informação sobre o aumento de ninhos foi complementada pela bióloga Patrícia Rocha em entrevista à rádio Morabeza. Ela destacou que isto não pode significar que seja possível reabrir uma época de apanha de tartarugas. Na verdade, o ano anterior foi especial,  pois comportou características exclusivas como maior disponibilidade de alimentos, o que garantiu energia às tartarugas e a possibilidade de nadar de volta até as ilhas para desovar. Além dos ninhos, foram também registrados 11000 rastros, que simbolizam quando as tartarugas sobem para a areia mas não necessariamente colocam ovos. O número também é considerado alto.

 

Confira a íntegra da entrevista:

Exit mobile version