Conexão Lusófona

Um paraíso perdido no arquipélago de Cabo Verde: a Ilha de Santa Luzia

(Imagem: Reprodução lovemacaronesia)

 

Imagine uma paisagem com praias de areia branca e dunas a Sul e montes escarpados a Norte. Assim é a Ilha de Santa Luzia em Cabo verde, a cinco milhas da Ilha de São Vicente no grupo de ilhas do Barlavento, com uma área de 35km2 e o seu ponto mais alto 395 metros acima do nível do mar.

 

A ilha é uma importante reserva natural de Cabo Verde e a única que não é habitada, devido às frequentes vagas de seca.

 

No século XVIII chegou a ser habitada por uma pequena comunidade que se dedicava à pastorícia, à pesca e à extração de urzela (líquen) e já no século XX, na década de 60, a ilha voltou a ser habitada por um casal, mas desde então permanece deserta de habitantes, tendo apenas a visita regular de pescadores vindos de São Vicente.

 

Com uma fauna marinha bastante diversificada e rica em espécies, é ímpar em momentos únicos como a desova das tartarugas nas praias.

(Imagem: Reprodução Wikipédia)

A ilha integra a categoria de Reserva Natural Integral juntamente com os ilhéus Branco e Raso, que têm o acesso restringido apenas a fins científicos ou educativos. A autorização de acesso à reserva pertence, atualmente, à Direcção Geral do Ambiente, e está em análise um plano de gestão para que se possa estabelecer normas e atividades de turismo a realizar desde que não interfiram com a preservação ambiental e a conservação das espécies que ali habitam.
 

 

Exit mobile version