Parques secretos de Lisboa | Secret parks in Lisbon

There are places that make us want to hide, even for a few moments, from the everyday commotion. Away from the historical centre of the city, there are five less-known parks we have chosen to show you in case you are up for a walk. Or simply want to relax a bit. Grab your picnic basket, choose a good book and enjoy the arrival of spring!
Quinta das Conchas e dos Liláses

Situado no bairro do Lumiar, o parque da Quinta das Conchas foi o resultado de recuperação de duas quintas do século XVI e é considerada a terceira maior mancha verde da capital, a seguir ao Parque Florestal de Monsanto e ao Parque da Bela Vista. Hoje em dia conta com uma área total de 24 hectares de relvado e área florestada. O jardim convida ao descanso na esplanada ou na relva e tem condições para as práticas desportivas. Encontra-se um parque infantil para o deleite das crianças e oferece outros equipamentos para vários tipos de eventos – um palco para a realização de espetáculos, restaurante, cafetaria e um edifício de serviço de apoio e área de exposições.
Entrada Livre
Horário de Funcionamento: 24h
Entrance: free
Opening hours: 24h
Parque Botânico do Monteiro-Mor

Também situado no Lumiar, este parque faz ligação entre dois museus históricos – Museu do Traje e o Museu do Teatro e da Dança. A sua origem data do século XVIII, tendo sido organizado pelo botânico italiano Domingos Vandelli, a mando do 3º Marquês de Angeja. Após a venda da Quinta em 1840 ao 1º Duque de Palmela e 1º Marquês do Faial, o jardim sofreu alguns melhoramentos. Foram trazidas espécies raras e recebidas novas esculturas. A Quinta permaneceu na propriedade dos duques de Palmela até ao ano de 1975, altura em que foi vendido ao Estado Português. O jardim compreende uma área de 11 hectares com diversas árvores antigas, um jardim de buxo e um roseiral e diversos canteiros com flores que anunciam, nesta altura, a chegada da primavera!
Entrada: 3€
Horário de funcionamento: Encerrado às segundas-feiras (todo o dia) e terças-feiras (manhãs); aberto de quarta-feira a domingo das 10h às 18h (última entrada às 17h30)
Entrance: 3€
Opening hours: Closed on Mondays (all day) and Tuesdays (mornings only); from Wednesday to Sunday from 10 a.m. to 6 p.m. (last entry at 5.30 p.m.)
Parque José Gomes Ferreira (Mata de Alvalade)

O Parque José Gomes Ferreira ou Mata de Alvalade é um local ideal para todas as idades. Situado no bairro de Alvalade, o parque tem um circuito de manutenção, com Bootcamp a um preço simbólico e é propício a várias actividades desportivas: corrida, bicicleta ou, simplesmente, caminhar calmamente em contacto com a natureza. O Parque também convida ao desfrute do piquenique – há um espaço para merendas com mesas, cadeiras e grelhadores. Para os mais preguiçosos, apreciadores da bela arte de ”esplanar”, sugerimos irem ao quiosque do Parque onde se encontra uma esplanada feita em troncos reciclados, tapetes e puffs.
Entrada Livre
Horário de Funcionamento: 24h
For the lazybones, who simply prefer to relax, we suggest they go the kiosk of the park which has a terrace made of recycled trunks of trees, rugs and beanbags.
Entrance: free
Opening hours: 24h
Parque Silva Porto (Mata de Benfica)

Situado na freguesia de Benfica, o Parque Silva Porto é uma área arborizada, plantada em 1880 por ordem de João Carlos Ulrich com o objectivo de embelezar o seu Palácio da Feiteira. Foi adquirido, posteriormente, em 1911 por César Augusto de Figueiredo, oferecendo-o à Câmara Municipal de Lisboa, com a condição de abrir o espaço a todos os cidadãos. O Parque, com o nome do pintor Silva Porto, é um espaço bucólico que convida ao descanso. Tem um quiosque simpático com esplanada, gerido pelo Clube Futebol Benfica, um pequeno lago com patos, gansos, onde não faltam os vaidosos pavões. Nota-se uma preocupação com os animais: perto do pequeno parque de merendas, situa-se um terreno para os cães poderem correr à vontade e fazer exercício. Os gatos de rua foram esterilizados e encontraram também um lugar para ficar.
Para quem gosta de desporto, o Parque tem um campo de paddle e para os mais pequenos, para além de um parque infantil, o espaço oferece actividades de aventura do Benfica Extreme Adventure Park – BX.
Entrada Livre
Horário de Funcionamento: verão (1 de abril a 30 de setembro) das 07h00 às 21h00; inverno (1 de outubro a 31 de março) das 07h00 às 19h00.
For the sports’ lovers, the park has a paddle field and a playground. And, not far away from these attractions, a place which offers extreme activities – Benfica Extreme Adventure Park – BX.
Entrance: free
Opening hours: summer (from the 1st of April to the 30th of September) from 7 a.m. to 9 p.m.; winter (1st of October to 31st of March) from 7 a.m. to 7 p.m.
Parque do Calhau (Monsanto)

Situado na freguesia de São Domingos de Benfica, o Parque do Calhau é uma das portas de entrada da vasta serra de Monsanto, os pulmões da cidade. Este espaço convida à corrida ou caminhada. Sombras não faltam para estender a toalha e, simplesmente, desfrutar. Há também mesas e assentos para quem tem receio de sujar a roupa e amplo espaço relvado para aderir a jogos e brincadeiras. O mais incrível é que nos esquece que estamos, de facto, tão perto da azáfama e do barulho citadino.
Entrada Livre
Horário de Funcionamento: 24h
Entrance: free
Opening hours: 24h
Sem comentários
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.