BrasilEconomiaOportunidades

Startup Weekend – Uma incrível viagem empreendedora.

Sou um dos organizadores deste evento que leva muita energia e uma nova visão de empreendedorismo para quem tem uma ideia e quer torná-la um negócio lucrativo. É um evento mão-na-massa, nada daquele velho formato de cursos e treinamentos convencionais. Tudo muito dinâmico e divertido, eficiente e prazeroso. São 54 horas de atividades (sempre as sextas, sábados e domingos), onde os participantes nem mesmo saem para almoçar ou jantar, é no próprio local que todos se alimentam. Tudo isso para que ninguém perca tempo. Aliás, esta é outra premissa: aproveitamento total de tempo.

Transformando ideias em negócios em 54 horas

Já participei muito de diversos tipos de eventos com objetivos semelhantes, mas nada se assemelha a intensidade que este modelo proporciona. O envolvimento das pessoas e sua pluridisciplinaridade são pontos cruciais durante o percurso.

 

Tudo começa com o compartilhamento de ideias de soluções, projeto ou produtos dos próprios participantes – todos temos ideias a todo momento! Em seguida começam a se organizar grupos em volta de determinadas ideias, tudo por afinidade e adesão livre. Daí uma o facilitador conduz para o inicio do processo de “produção” dessa ideia durante todo final de semana até que essa ideia tenha um protótipo validado, ou seja, que todo o plano de negócios daquele projeto esteja redondo e pronto para ser colocado no mercado. É isso mesmo. Num único final de semana um protótipo de uma ideia é feito. Geralmente os projetos são de base tecnológica, aplicativos da web que promovem algum tipo de benefício.  E são projetos realmente surpreendentes.

Compartilhamento é a palavra de ordem

Uma equipe de mentores acompanha todo o processo a fim de garantir o melhor direcionamento para a obtenção de resultados altamente positivos.

 

No final de do domingo, uma banca de jurados aprecia os projetos e premia alguns deles, incentivando a equipe a dar continuidade no negócio. É realmente um sistema eficaz que contribuí para a mudança da mentalidade consumer para maker, causa um forte impacto local e deixa um importante legado naquela comunidade.

 

Nas apresentações pré evento em que visitamos uma série de faculdades, alcançando mais de mil pessoas, percebemos grande motivação de dezenas de jovens sobre serem donos de seus próprios negócios e trabalharem em projeto de própria autoria. Isso é um bom sinal. Por outro lado ainda pudemos observar que algumas pessoas ainda tem aquela ideia de não compartilhar uma ideia crendo que alguém pode roubá-la.

 

Hoje, neste mundo digital, onde o conhecimento está acessível para todos e a informação é fluída, esse tipo de receio cai por terra pois todos podem ter a mesma ideia que você seja onde estiverem. O que importa portanto, é quem executará melhor aquela ideia. Isso é o que conta!

 

Voltando ao evento, há ainda “olheiros” que observam atentamente cada projeto apresentado e o comportamento dos líderes e membros das equipes, no intuito da busca de oportunidades de investimento ou pessoal para atuarem em seus empreendimentos.

 

Esse método é público e pode ser organizado por qualquer pessoa que tenha participado do. Acontece simultaneamente em diversas cidades do mundo todo e não tem fim lucrativo nenhum. Seu objetivo é fazer aflorar soluções relevantes (locais ou globais) e principalmente, estimular o empreendedorismo e autonomia profissional.

 

Se você já ouviu falar desse evento, participe. Vale muito a pena. Digite startup weekend no seus buscador que terá noção do que estou falando!

 

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.