Quem Somos

A Conexão Lusófona é a primeira organização de jovens da Lusofonia e surgiu da vontade de um grupo de amigos em trabalhar para uma maior integração das culturas e sociedades a que pertencem.

Hoje, é antes de qualquer coisa, um movimento em prol da interculturalidade empenhado na construção da identidade cultural lusófona assim como no desenvolvimento e projeção da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e da Lusofonia no seu sentido mais amplo.

 

 

No cerne do projeto está uma rede social além fronteiras que promove diversas iniciativas para fomentar a troca de experiências e conhecimento entre os falantes da língua portuguesa, procurando desenvolver um sentimento de identificação e pertença a uma comunidade, que se constrói através da integração especial de todos os seus membros, preservando a diversidade que a caracteriza e destacando as similaridades que unem seus países e regiões.

Em resumo, a Conexão Lusófona acaba sendo um lugar para jovens de todas as partes do mundo descobrirem, experimentarem, reflectirem e ajudarem a construir uma Lusofonia que lhes pertence.

Nos projetos que desenvolve, literatura, música, arte, opinião e reflexão, são feitos por todos e para todos.

Por outro lado, acaba não sendo só o tema da interculturalidade que carcateriza esse movimento mas também o do diálogo intergeracional. A Conexão Lusófona é por isso um ponto de encontro entre a nova geração e os nomes já consagrados de pessoas que construíram e constroem a nossa cultura comum, marcada por uma língua que nos une.

Na rede da Conexão Lusófona, e especificamente nesse portal, tens acesso a uma plataforma para partilha de realidades culturais, assente na ideia de jornalismo colaborativo.

Ao consultares o site terás acesso a:

1. Música, arte e literatura de excelente qualidade muitas delas até então de difícil acesso por não fazerem parte do “grande circuito”.

2. Por outro lado, passas também a conhecer os grandes nomes e as referências culturais dos outros países falantes da língua portuguesa ou de regiões com fortes ligações à Lusofonia.

3. O site da Conexão Lusófona é ainda um espaço para intervires, deixares a tua marca, as tuas opiniões, artigos, poesias, música e tudo o que de mais construtivo tenhas para compartilhar.

Participa desse projeto, entrando nessa conexão! Basta enviar um email para: geral@conexaolusofona.org