Conexão Lusófona

Mamãs e Papás: já existe um guia nutricional de alimentação vegetariano para bebés e crianças

O guia nutricional vegetariano, que contém dicas para as famílias que não comem carne, foi criado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Nesta espécie de boletim informativo, podem ser encontradas informações nutricionais para bebés e crianças até aos dois anos - Imagem: Kelly Sikkema</em

Se a carne e o peixe não entram na sua alimentação diária e pretende que esses mesmos hábitos alimentares sejam adotados pelos seus rebentos, mas não sabe como, pode respirar de alívio; temos a solução ideal. A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) acabou de lançar um guia nutricional de alimentação vegetariano, facilitando-lhe a tarefa. Esta espécie de boletim informativo contém dicas preciosas sobre a alimentação dos bebés e das crianças vegetarianas, até aos dois anos de idade, desmistificando os (ainda) inúmeros tabus relacionados com a nutrição infantil.

 

Este guia nutricional encontra-se disponível gratuitamente para download, comprometendo-se a explicar o bê-á-bá da dieta vegetariana e vegana juvenil. Este foi construído com base em pesquisas importantes, realizadas na área da nutrição, contendo ainda, ao longo das suas 56 páginas, relatos e dicas reais de mães e pais que abraçaram esta pirâmide alimentar inconvencional, em prol de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis.

 

As informações compiladas vão desde os esclarecimentos sobre o aleitamento materno, indicando as principais diferenças das propriedades do leite produzido pelas progenitoras veganas e vegetarianas, até a explicações sobre suplementos, cuidados médicos e produtos lácteos vegetais. Além disso, o documento contém uma listagem de receitas variadas para implementar na alimentação familiar; não se preocupe com a escassez de opções, estas são infinitas.

 

Se está com dúvidas sobre como adotar uma alimentação alternativa, o guia nutricional de alimentação vegetariano também se compromete a esclarecê-las. Existe toda uma secção projetada e dedicada ao planeamento alimentar infantil, indicando-lhe em que ingredientes deve apostar nas principais refeições diárias: pequeno-almoço, lanche matinal, almoço, lanche tardio e jantar. Claro está que, em vez de carne e peixe, as leguminosas ganham um lugar cativo no prato, deixando espaço para a proteína vegetal  se responsabilizar pela produção da energia do organismo.

 

Para o caso de estar interessado neste boletim nutricional, pode consultá-lo aqui.

Exit mobile version