PortugalSustentabilidade

Lisboa debate a sustentabilidade alimentar das cidades

Na intenção de encontrar soluções e alternativas para a sustentabilidade das cidades no futuro,  surge a organização da 2.ª Conferência Anual com o tema “A Sustentabilidade Alimentar das Cidades”, um evento aberto ao público e que vai decorrer no dia 2 de novembro na Reitoria da Universidade de Lisboa.

 

Os organizadores do evento subscrevem a ideia de que urge garantir sistemas alimentares sustentáveis e resilientes, recomendando pensar em tais sistemas com base em instrumentos adequados de ordenamento do território. Espera-se também que o tema seja abordado com uma visão holística para gerar um debate amplo e inclusivo que interrogue expectativas, comportamentos e políticas.

 

Sublinha-se que a alimentação saudável tem ganho terreno em Portugal, e que segundo um estudo da Kantar Worldpanel, divulgado pela Centromarca, na quinta edição do evento “Marcas+Consumidores”, 78% dos lares incluem alimentos saudáveis nos seus cabazes de compras, sinal de que as preocupações com a saúde e bem-estar estão a ganhar relevância nas opções de consumo.

 

O Colégio Food, Farming and Forestry (F3) da Universidade de Lisboa, uma das entidades organizadoras do evento.  O F3 defende que “nas próximas décadas, a população mundial será mais urbana e mais preocupada com a nutrição e a saúde ambiental”, o que justifica também que o escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP. A FAO é também uma das entidades a apadrinhar a organização da iniciativa.

 

Segundo o programa, haverá uma conferência que irá focar-se na temática de sustentabilidade das cidades, e posteriormente duas mesas redondas que irão  debater os sistemas alimentares na agenda urbana, bem como o abastecimento de alimentos nas cidades.

 

 

1 Comentário

  1. 27 Outubro, 2017 às 21:18 — Responder

    Muito pertinenente essa temática precisamos garantir que as futuras gerações possam desfrutar também dos bens naturais, e espaços de debates como esse são necessários pra traçar metas e objetivos.

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.