BrasilCulturaTurismo

Cinco músicas para cantarolar nos 451 anos da cidade do Rio de Janeiro

Leya

 

Junto com as “águas de março”, o terceiro mês do ano traz também o aniversário da Cidade Maravilhosa. Para celebrar os 451 anos de história do Rio de Janeiro, separamos cinco canções que expressam o clima e a alma do carioca:

 

Cidade Maravilhosa

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Certamente a número 1 da parada de sucessos eternos, é a marchinha de carnaval “Cidade Maravilhosa”, composição de André Filho. Esta música pode ser considerada o hino da cidade.

 

 

 

 

Samba do Avião

Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Essa consideramos uma das mais lindas, é de emocionar só de ouvir. Tom é o mestre, o mestre Carioca, seu amor ao Rio é incontestável, basta dizer ele é um dos pais da Bossa Nova, um dos três ritmos – Samba, Bossa Nova, Funk – que embalam esta cidade.

 

 

Garota de Ipanema

Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
Com música e letra de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, a canção promoveu a beleza da mulher carioca mundo afora. Foi composta em 1962, no bar Veloso, de onde a dupla admirava uma jovem Helô Pinheiro – a eterna garota de Ipanema – passar.

 

 

Aquele Abraço

O Rio de Janeiro
Continua lindo
O Rio de Janeiro
Continua sendo
Alegria de estar de volta ao Rio depois do exílio em Londres, saudações a figuras ilustres da cidade e deboche ao quartel militar em Realengo, onde ficou durante a ditadura, são cantados por Gilberto Gil nesta canção, composta por ele ainda na Inglaterra em 1969. O abraço, claro, é referência ao Cristo Redentor, que recebeu todos que chegam à cidade de braços abertos.

 

 

Rio 40º

Rio 40 graus
Cidade maravilha
Purgatório da beleza
E do caos
A expressão cantada por Fernanda Abreu na canção de 1992 é certeira para descrever essa cidade fervilhante, repleta de belas paisagens, mas também cheia de submundos e problemas estruturais.

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.