PaísesPortugalSociedade

Ano Europeu do Desenvolvimento: entenda o que é, e como participar

(Imagem: Divulgação)

O Ano Europeu do Desenvolvimento, uma iniciativa que vai decorrer durante 2015 em todos os países da União Europeia, arrancou em janeiro e cada mês vai centrar-se numa temática relacionada com os objetivos do milénio da ONU, que em 2015 serão reformulados. O objetivo é dar visibilidade ao tema junto à população e ao governo, dando o máximo de visibilidade possível com a realização de eventos e prêmios relacionados ao assunto, por exemplo.

claudiasemedo
A atriz Cláudia Semedo é a embaixadora do Ano Europeu do Desenvolvimento em 2015. (Imagem: Divulgação)

No mês de agosto, o tema é a Ajuda Humanitária.

“As catástrofes naturais, as guerras e os conflitos podem ter efeitos devastadores nas populações civis privando-as dos elementos básicos de subsistência (como os alimentos ou a eletricidade), por vezes, de um dia para o outro. A ajuda humanitária assegura a sobrevivência das populações atingidas por uma crise, dando resposta a necessidades básicas: alimentação, abrigo, água potável e proteção física. A ajuda humanitária europeia é incondicional. Destina-se a todos os que dela precisam, independentemente da raça, etnia, religião, sexo, idade ou convicções políticas. É uma questão de dignidade humana, não de política”, refere o site oficial da iniciativa.

A União Europeia escolhe anualmente um tema para uma campanha de sensibilização do público e dos Governos de cada Estado-Membro. O ano de 2015 foi escolhido para ser o Ano Europeu para o Desenvolvimento sob o mote “O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro”. Com o fim da vigência dos Objetivos do Milénio e a definição de uma nova Agenda de Desenvolvimento Global em 2015, urge informar e sensibilizar os cidadãos para a importância das políticas de cooperação para o desenvolvimento portuguesa e europeia e incentivar o debate sobre o papel de Portugal e da Europa face aos novos desafios do desenvolvimento

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.