DesportoEconomiaMoçambiquePortugal

Banco de Portugal lança moeda “Eusébio”

Leya
Lançada no passado dia 23 de Maio, a moeda “Eusébio” acaba de ser colocada em circulação pelo Banco de Portugal. É uma moeda de 7,5 euros, desenhada por André Carrilho, integrada na série “Ídolos do Desporto”.

 

As características da moeda foram aprovadas pela Portaria n.º 64 -B/2016, publicada no Diário da República, 1.ª série — n.º 63, de 31 de Março. A distribuição da moeda ao público será efectuada através das Instituições de Crédito e das Tesourarias do Banco de Portugal.

 

A moeda foi produzida em liga de cuproníquel e tem 33 mm de diâmetro. Serão emitidos cem mil exemplares em cuproníquel (valor máximo), mas poderá haver uma emissão especial de até cinco mil moedas em prata e até 2.500 moedas em ouro, todas com acabamento especial “proof“.

 

Quem foi Eusébio

 

Eusébio da Silva Ferreira, mais conhecido por Eusébio (Lourenço Marques, 25 de janeiro de 1942 — Lisboa, 5 de janeiro de 2014), foi um futebolista português, nascido em Moçambique durante a época colonial. É considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFHHS), especialistas e fãs. Recebeu a alcunha de “Pantera Negra”.

 

Eusébio ajudou a Seleção Nacional Portuguesa a alcançar o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1966, sendo o maior marcador da competição (recebendo a Bota de Ouro), com nove golos (seis dos quais foram marcados em Goodison Park) e tendo recebido a Bola de Bronze.

 

Ganhou a Bola de Ouro em 1965 e ficou em segundo lugar na atribuição da mesma em 1962 e 1966. Eusébio jogou pelo Sport Lisboa e Benfica 15 dos seus 22 anos como jogador de futebol, sendo associado principalmente ao clube português, e é o melhor marcador de sempre da equipa, com 638 golos em 614 partidas oficiais.

 

Já conhece as novas moedas de dois euros?

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.