BrasilEconomiaPaíses

Brasil perde o equivalente a 18 Copas do Mundo todos os anos por evasão fiscal

(Imagem: Marcos Santos, via USP Imagens cc)

Segundo uma pesquisa da Tax Justice Network (rede de justiça fiscal, em tradução livre, organização internacional independente com base em Londres, que analisa e divulga dados sobre movimentação de impostos e paraísos fiscais), o Brasil teria perdido US$ 280 bilhões , apenas em 2010, com a evasão fiscal.

O número é calculado a partir de estimativas feitas com base em dados como PIB, gastos do governo, dimensão da economia formal e alíquotas tributárias. Este valor coloca o Brasil atrás apenas dos Estados Unidos numa lista de países que mais perdem dinheiro com a evasão fiscal. Segundo a BBC Brasil, este número é 18 vezes maior que o orçamento oficial da Copa do Mundo de 2014 e quase cinco vezes mais que o orçamento federal para a Saúde em 2015, por exemplo.

– A verdadeira injustiça não está nas pessoas que usam benefícios da previdência social, mas as pessoas no topo da pirâmide econômica que simplesmente não pagam imposto. Pois isso é o que força governos a aumentar a taxação para os cidadãos. Alguns milhares de sonegadores milionários fazem a vida de milhões mais difícil – , explicou Markus Meinzer, pesquisador da Tax Justice Network em entrevista à BBC Brasil (leia aqui o artigo completo).

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.