BrasilEconomiaPaíses

Brasileiros deverão ter entrada facilitada nos EUA

(Imagem: Reprodução Global Entry)

O governo brasileiro negoceia (negocia) com os E.U.A a inclusão dos passageiros brasileiros no programa “Global Entry”, direcionado para quem viaja com mais frequência aos Estados Unidos, sobretudo em trabalho.

O Global Entry é um programa que facilita o desembarque do viajante, dispensando-o de filas: basta fazer o registo, receber uma aprovação prévia das autoridades norte-americanas e, ao desembarcar, passar o passaporte num leitor eletrónico.

A presidente Dilma Rousseff iniciou hoje (dia 29) uma visita oficial para finalizar o processo de negociações. A inclusão do Brasil no programa deverá ser já anunciada na próxima semana.

– Há, efetivamente, uma discussão em andamento sobre a participação do Brasil no programa. Tem havido discussões tanto aqui como em Washington sobre o tema e esperamos fazer anúncio em relação a esse tema em um comunicado conjunto – explica o embaixador Carlos Paranhos, sub-Secretário Geral do Ministério de Relações Exteriores, no Portal Brasil.

O embaixador reforça que a entrada do Brasil no programa não significa a isenção de vistos para qualquer turista brasileiro.

Os brasileiros têm direito a um visto com uma duração de dez anos de validade, desde 2010. No ano passado, a embaixada dos EUA no Brasil autorizou cerca de 1 milhão e 75 mil autorizações de vistos, um recorde que superou o pico de 2012 de 1 milhão e 39 mil.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.