Estilo de VidaSustentabilidade

Canudo: as melhores opções para poupar o ambiente e ser mais sustentável

2 min

Todo mundo já usou um dia algum canudo de plástico na hora de tomar o refrigerante ou água de coco, certo? Mas será que as pessoas sabem o quanto que esse simples canudinho pode prejudicar a natureza e não só ela, mas todos os seres vivos que moram nela.

 

O canudo é feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), e representa 4% de todo o lixo produzido no mundo. Não é  biodegradável e demora mais de 200 anos para começar a se decompor sendo que seu uso e de poucos minutos. Um tempo muito curto que prejudica a natureza por centenas de anos.

 

A consequência, é aquela que vemos em vários vídeos espalhados na internet, o lixo vai para o mar, pois nem todo plástico consegue ir para a estação de reciclagem e é consumido pelos animais marinhos que acabam confundindo ou até se machucando.

 

Vídeos de tartarugas marinhas que foram resgatadas e tinham ingerido ou um canudo que ficou presa nela pode ser facilmente encontrado, um exemplo, para quem quiser ver clique aqui.

Mas há um jeito de tentar amenizar esses impactos com o uso do canudo plástico? Sim! Existem vários tipos ecológicos e biodegradáveis para substituir o descartável, como:

Canudo de metal:

Feitos de aço inox, aço cirúrgico ou de alumínio, é menos leve que o de plástico, mas é uma ótima opção, pois é reutilizável e pode levar para qualquer lugar, tem de vários modelos e vem com limpadores para higienizar depois do uso.

Canudo de bambu:

Biodegradável, também é uma ótima opção, é leve, natural e reutilizável.

Canudo de papel:

É uma alternativa também, logo que se degrada mais facilmente que o plástico, entretanto, ainda sim tem seus custos na sua produção, que pode gerar mais poluição.

Canudo de palha:

É leve, se for orgânico é ótimo para a saúde, biodegradável e pode utilizar mais de uma vez.

Canudo de vidro:

Não é biodegradável, mas pode ser reciclado. Dura por bastante tempo e pode ser reutilizado.

Ter várias opções para substituir o canudo de plástico é uma boa maneira de começar a pensar em ter uma vida mais sustentável. Mesmo que aconteça de vir um canudo sem você ter pedido, não jogue fora de qualquer maneira, guarde e descarte de maneira adequada.

Observe o que usa, o que veste e calça, existe uma forma de viver sem prejudicar o meio ambiente. Ver o que as pessoas estão falando ou fazendo ou que tipo de política está sendo criada em relação a isso. Várias cidades já botaram em prática leis que ajudam o meio ambiente, mas não só leis, as próprias pessoas precisam ter consciência de que é preciso cuidar do planeta, pois é a nossa única casa.

 

Por UFT-JOR

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.