AngolaBrasilCulturaDestaqueMoçambiquePortugal

Comboio de Sal e Açúcar: o filme que junta o melhor do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique

Atores de Angola, Moçambique e Brasil compõem o elenco do filme Comboio de Sal e Açúcar, que começa a ser rodado hoje em Moçambique, numa coprodução entre as produtoras portuguesa Ukbar Filmes e a moçambicana Ébano Multimédia.

 

“Esta é uma coprodução internacional, em que Portugal teve um papel preponderante, e que conta com atores de Moçambique, Brasil e Angola”, revelou o cineasta brasileiro, radicado em Moçambique, Licínio de Azevedo, à margem da apresentação do projeto em Maputo.

 

O filme resulta de uma adaptação do livro Comboio de Sal e Açúcar escrito há 15 anos por Azevedo e que narra a história de amor de uma enfermeira que se apaixona por um militar durante uma viagem de comboio em plena guerra civil.

 

Num primeiro momento, o objetivo era fazer um documentário, uma forma de retratar a história das mulheres moçambicanas que, durante os confrontos entre o exército e a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), principal partido de oposição em Moçambique, viajavam cerca 700 quilómetros para chegar ao vizinho Malawi.

 

As mulheres faziam aquele percurso para ir trocar sal por açúcar, numa altura em que Moçambique sofria de grande escassez alimentar, provocada pelo conflito.

 

O ator angolano Matamba Joaquim interpreta Taiar, o jovem militar que se apaixona pela enfermeira Rosa, personagem interpretada pela atriz moçambicana Melanie Rafael.

 

“As expectativas são altas, este é um projecto internacional de coprodução e que envolve atores muito bons”, declarou Matamba Joaquim.

 

Já a produtora portuguesa Pandora da Cunha Telles, que representa a Ukbar Filmes, “o filme é o mergulho numa época complicada de Moçambique e em que todas estas pessoas que entravam no comboio não sabiam se chegariam ao destino em segurança”.

 

Para a rodagem do filme, que vai levar seis semanas, os Caminhos de Ferro de Moçambique disponibilizaram um comboio e o Ministério da Defesa treinou os atores que vão fazer o papel de militares.

 

Além da Ukbar Filmes e da Ébano Multimédia, Comboio de Sal e Açúcar vai contar com o apoio das produtoras francesa Les Films L’Étranger, da brasileira Panda Filmes e da sul-africana Urucu Media. O lançamento está agendado para o próximo ano.

 

Leya

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.