CulturaUncategorized

Conexão Lusófona e Lusofalante

Conexão Lusófona e Lusofalante

Criando pontes através da língua e da arte

Estar na web, é estar no centro do mundo, onde quer que ele esteja. Eu diria mais: estar na web, é estar no centro de todas as conexões. Pelo menos é exactamente isso que tem acontecido ao longo dos últimos meses, desde a data de lançamento do site da Conexão Lusófona, ainda meio tímido e a dar os primeiros passos. Mas o caminho faz-se caminhando não é? E nós? … Nós seremos sempre uns eternos caminhantes!

Na verdade,  devo dizer-vos que é muito gratificante constatar que várias pessoas e organizações têm vindo a somar forças a esta ideia tornando o grupo de trabalho por detrás deste projecto cada vez mais diversificado, extenso e coordenado.

No dia 4 de Março, estou eu em Luanda a chegar a casa, depois de um dia intenso de trabalho, quando abro o email da Conexão, e eis que se apresenta uma compatriota brasileira, com nuances moçambicanas, cantora, e de nome Elizah Rodrigues. Para melhorar, essa brasileira decide ser carioca! Isso mesmo! Lá do Rio de Janeiro, cidade pela qual tenho especial carinho, minha segunda casa, e um dos principais berços da fundação de todo este projeto. Mas que conexões são essas que sopram lá do outro lado do Atlântico, e que decidem cair justamente em África na minha caixa de email?

 

Prezada Laura Vidal

Chamo-me Elizah, sou cantora brasileira, passei a infância em Moçambique.

Nestes últimos anos estes laços transformaram-se em uma rede de artistas, interessados em intercambiar, e de através da língua e da arte, reconstruir pontes entre países que se pertencem mas não se sabem o suficiente.

Produzi um  programa de rádio chamado Lusofolante, vencedor do Prêmio Roquette-Pinto da Associação de Rádios Públicas do Brasil (ARPUB), que reune artistas, lingüístas, escritores e poetas dos vários países Lusofalantes, sendo ele também entremeado de músicas destes lugares.

Nomes como Malangatana Ngwenya, Stewart Sukuma, Nei Lopes, Zeca Baleiro, Paulina Chiziane, JP Simões, Nelson Dona, Joel Rufino dos Santos, Lura, Filipe Mukenga, entre outros, estão na lista de convidados.

Este programa poderá ser veiculado em rádios públicas, com fins educacionais e culturais, rádios universitárias e comunitárias, além de também poder ser utilizado como material didático em sala de aula, palestras e bibliotecas.

Gostaria de saber se através da Conexão Lusófona poderia divulgar e disponibilizar o programa Lusofalante.

Agradeço a atenção.

Elizah Rodrigues

Rio de Janeiro – Brasil

 

Enfim…Acho que mais alinhados não poderiamos estar.

Afinal, a Conexão Lusófona, antes de ser um projecto específico, é uma plataforma de encontros, de conexões , e de lançamento de diversos projectos que, directa ou indirectamente, abordam a temática da cidadania e da identidade cultural lusófona.

Posto isto, teremos sim o Lusofalante no site da Conexão Lusófona e divulga-lo-emos com todo o empenho, com todo o orgulho.

Para quem ainda não sabe, o programa Lusofalante divide-se em 12 episódios de 30 minutos cada um. Os episódios serão divulgados faseadamente no site e nas redes sociais da Conexão Lusófona. O programa pretende ser acima de tudo um ponto de encontro e de  troca entre os Países de Língua Portuguesa, também designados por países Lusofalantes, e sublinha com música, esta busca de conhecimento mútuo. Aponta para as diversas cores, ritmos e falares destes povos que de alguma forma se pertencem. É uma espécie de produto reciclado fruto das misturas e colagens da própria língua portuguesa que a tornam tão rica, dinâmica e viva!

O Lusofalante está  portanto à disposição para rádios públicas, rádios universitárias, rádios comunitárias, entidades sem fins lucrativos, professores, secretarias de educação, departamentos de literatura, de educação, de línguas, de linguística, e de todos que acreditam que as pontes podem ser construídas através da língua e da arte.

Com Direção, Produção e Roteiro, de Elizah Rodrigues, Roteiro e Apresentação de Marcelo Brissac, Gravação, Edição e Desenho Sonoro de Paulo Brandão, produção em Moçambique feita por Stewart Sukuma e Produção Executiva de Renata Grecco, da Aquarela Carioca Produções, o LUSOFALANTE começa a rodar no estúdio das melhores conexões!

Abriremos com a primeira edição do programa, onde a convidada especial é a brasileira Ruth Monserrat, Doutora em Linguística, com vários artigos publicados, assessora de Educação Indígena, pesquisadora e escritora.

 

É só baixar e escutar aqui mesmo!

 

E para quem quiser ficar com o acervo completo seguem ainda as músicas que sublinham a entrevista:

 

“Flor do Trovão”, de Jean e Paulo Garfunkel, com Renato Braz, do   Brasil.

“Toda a Vez que eu Dou um Passo o Mundo Sai do Lugar”, de Siba, com Siba e A Fuloresta, do Brasil.

“A Ilusão da Casa”, de Vitor Ramil, com Vitor Ramil, do Brasil.

“Canária na Área”, de Mauro Aguiar e Kalu Coelho, com Mauro Aguiar, do Brasil.

 

Em jeito de lusofonia globalizada caso será para dizer “enjoy” e façamos sim boas conexões.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.