EconomiaPortugal

Dia 1 de fevereiro acaba a era do NIB e começa o reinado do IBAN

Marque na sua agenda que a partir do próximo domingo não poderá mais transferir dinheiro usando o número de identificação bancária, mais conhecido por NIB.

 

A partir de fevereiro para fazer transferências terá de recorrer ao international bank acount number ou IBAN, o número já utilizado hoje para fazer transferências entre contas de países diferentes.

 

Não entre já em pânico que é fácil saber o IBAN da sua conta, basta acrescentar o código do país (PT) e dois dígitos de controlo (50) aos 21 dígitos do seu NIB, ou seja, se o NIB da sua conta é 123456789012345678901, o seu IBAN será PT50 123456789012345678901.

 

Ainda assim, caso subsistam dúvidas, pode sempre consultar o seu número de IBAN numa qualquer caixa ATM, via homebanking ou num qualquer balcão do seu banco.

 

Em comunicado, o Banco de Portugal (BdP) explica que esta alteração surgiu na sequência da conclusão da migração para a Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA). Ao passar a ser o identificador único de todas as contas, o IBAN vai permitir identificar, validar e confirmar pagamentos e transferências internacionais, com uma margem de erro significativamente menor.

 

A passagem de NIB para IBAN no dia 1 de fevereiro, não vai afetar de forma alguma os débitos diretos para pagamentos de contas e despesas mensais, já que a atualização destes será feita de forma automática.

 

Saiba tudo sobre o IBAN no site do Banco de Portugal

 

Leya

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.