BrasilCulturaPaíses

Eduardo Kobra espalha arte pelas ruas de São Paulo em projeto interativo

(Imagem: Reprodução spmj

O célebre artista brasileiro Eduardo Kobra, acompanhado pela sua equipa, começou no dia 14 um novo projeto chamado São Paulo: uma realidade aumentada.

O projeto propõe uma série de intervenções que mostram e questionam diversos aspetos da vida da maior cidade do Brasil.

– Geralmente em meus trabalhos mostro a beleza e convido as pessoas à contemplação. Nessas ações, buscaremos convidar para a reflexão, posicionamento e atitude –  disse o artista ao Diário Comércio Indústria e Serviços.

O projeto terá lugar em diferentes pontos de São Paulo, que serão anunciados pelo artista através das redes sociais (Facebook e Instagram) para que o público possa acompanhar o trabalho em plena criação.

A ação desta terça-feira (dia 14) foi na “Cracolândia”, região no centro de São Paulo conhecida pelo intenso tráfico de drogas. Kobra levou nove de suas telas mais conhecidas que expôs em Roma para a calçada da rua Helvétia. As pinturas ilustram personalidades como John Lennon, Malala Yousafzai, Dalai Lama, Albert Einstein, Madre Teresa, Bob Marley, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi e Martin Luther King.

– Pessoas assim, que influenciaram o planeta, no caminho da paz e da harmonia entre homens e mulheres de diferentes países, raças e religiões, possam servir de inspiração para quem passa por dificuldades extremas e também para nossas autoridades, que precisam ter mais atitude para transformar a realidade do País – declarou Marcos Rafael, um artista do Studio Kobra que foi toxicodependente e credita à arte uma porção muito importante para a sua reabilitação.

11737889_482815831877822_8654016741321260955_n
(Imagem: Reprodução Facebook Eduardo Kobra)

No segundo dia (dia 15), a ação realizou-se no mural de Oscar Niemeyer da Avenida Paulista e hoje (dia 16) a ação ocorre em Paraisópolis. Kobra vai retratar Daniela, uma jovem bailarina que vive na comunidade.

O local do quarto dia (dia 17), já foi anunciado e terá lugar na praça Roosevelt, onde o artista pintará o Mural dos Desempregados que, como o nome diz, será dedicado aos que não têm emprego.

A conclusão deste projeto está prevista para o dia 23 de julho. Kobra já tem planos para depois: irá viajar para Minneapolis, nos Estados Unidos, onde pintará a figura icónica de Bob Dylan. De acordo com o artista brasileiro, o famoso cantor e compositor acompanhará parte do trabalho.

Sobre Eduardo Kobra

Eduardo Kobra nasceu em São Paulo e começou a sua carreira artística no ano 1987.

Em 2005 tornou-se célebre pelo projeto Muro das Memórias, que mostrou um pouco da história da cidade.

7
(Imagens: Reprodução eduardokobra)
6
(Imagens: Reprodução eduardokobra)

O brasileiro ultrapassou fronteiras e espalhou a sua street art pelas ruas e edifícios de Inglaterra, França, Estados Unidos, Rússia, Grécia, Itália, Suécia e Polónia.

Kobra é também conhecido pelas suas pinturas em 3D sobre o pavimento. O artista realizou na Praça Patriarca, no centro de São Paulo, a sua primeira arte tridimensional no pavimento que teve bastante sucesso.

3
(Imagens: Reprodução wordpress)

Antes do projeto que está a ser realizado agora, o artista desenvolveu o Green Pincel, com obras que pretendem, através do uso habilidoso de pincéis e latas spray, chamar a atenção do homem para os maus-tratos a que são submetidos a natureza e o meio ambiente.

4
(Imagens: Reprodução eduardokobra)
5
(Imagens: Reprodução eduardokobra)

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.