Grandes IdeiasPortugal

Em Portugal fazem-se gelados de ouro que combatem o envelhecimento

“Nem pintado de ouro” é um dito popular que, definitivamente, não se aplica a este gelado. No entanto, em boa verdade, este não é resultado de uma pintura mas, antes, da aplicação de duas folhas de ouro no topo. Chama-se Eclipse Deluxe e, como a imagem indica, tem três cores – o preto, o vermelho e o dourado – que não o deixam passar despercebido e que são muito “fora da caixa” para um gelado, não acham? A acompanhar esta combinação estética tão particular estão, também, três ingredientes que o distinguem ainda mais: o carvão vegetal, no gelado propriamente dito, o corante natural de framboesa, no cone, e, claro, as finíssimas folhas de ouro que douram as expectativas – e retardam o envelhecimento – de quem prova esta iguaria gelada.

 

João Gouveia, fundador da MÿIced, a loja portuguesa que criou o Eclipse Deluxe, explicou à Conexão Lusófona um pouco do que está por detrás da sua confeção. Começou por garantir que se trata de um produto completamente vegano, com uma base de baunilha feita “com leite de soja e sementes naturais” da sua vagem. “Ao mesmo preparado, adicionamos carvão vegetal ativado – proveniente de casca de coco – em pó, o que basicamente servirá de corante”, afirmou. Quanto ao cone avermelhado com corante natural, a ideia surgiu da vontade de gerar um “contraste com o preto do gelado”, garantiu o empresário.

 

"No final, e com mãos de relojoeiro, aplicamos duas preciosas folhas de ouro de 24 quilates, com dimensão quadrada de 43mm de largura. Este processo é muito cuidadoso, visto que as folhas com microgramas são de extrema fragilidade" - João Gouveia, fundador da MÿIced

(Imagem: Conexão Lusófona)

Quando lhe perguntamos sobre os benefícios ou malefícios da ingestão destes ingredientes, Gouveia partilhou alguns dados impressionantes, garantindo que não é com o ouro que o consumidor tem que se preocupar. “Estamos a falar de microgramas, portanto não apresenta qualquer malefício. Antes pelo contrário, segundo os pesquisadores, consumir este metal precioso pode retardar o processo de envelhecimento“, assegurou João Gouveia. No entanto, o carvão vegetal – que a marca usa numa proporção de um grama de carvão por cada 100 gramas de gelado – pode levantar alguns problemas, principalmente se for consumido por pessoas que tomem alguma medicação; nesses casos, o empresário aconselha sempre a que consultem um técnico de saúde. Felizmente, também há benefícios: o alívio e desintoxicação de problemas digestivos, a mitigação do mau hálito, dos odores corporais e de doenças de pele, a libertação de propriedades de antienvelhecimento e as melhorias da saúde cardiovascular são alguns deles.

 

O Eclipse Deluxe é uma edição limitada que, segundo o empresário, será mantida até, no mínimo, ao final do ano (2018). Ainda assim, e tendo em conta que já foram vendidas mais de “oito toneladas do gelado desde o seu lançamento”, o mais provável é que este se mantenha na ementa da marca. Gouveia garante, além disso, que a marca vai continuar a apostar noutras ideias, com sabores diferentes e inovadores, sempre com uma dimensão estética que impressione (e ingredientes veganos ou sem açúcar).

 

Estes gelados inéditos são vendidos pela MÿIced, uma marca portuguesa de doçaria saudável que prioriza a utilização de produtos veganos para todo o tipo de clientela: desde a mais gulosa, que pode escolher os toppings e transformar qualquer pedido em concentrações calóricas, até à mais consciente ou com restrições alimentares (como intolerância à lactose ou doença celíaca). O Eclipse Deluxe custa 4,20 euros e pode ser adquirido em todas as lojas da marca, que existem nas cidades de Braga, Porto, Lisboa, Caldas da Rainha, Leiria, Setúbal, Ponte de Lima, Bragança, Viseu e no município de Santo Tirso.

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.