AngolaBrasilCabo VerdeCulturaDestaqueGuiné-BissauMoçambiquePaísesPortugalSão Tomé e PríncipeTimor-Leste

Festival Conexão Lusófona 2015: é já dia 18 de setembro!

(Imagem: Conexão Lusófona)

No próximo dia 18 de setembro a Conexão Lusófona organiza a 4ª edição do seu evento de música a partir das 22h, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

 

 

No palco do Festival Conexão Lusófona, nomes já consagrados encontram-se com novos talentos da música dos países de língua portuguesa.

 

Deolinda, Don Kikas, Kataleya, Elida Almeida, Costa Neto, Binhan Quimor, Calema, Benvinda de Jesus, Filipe Santo, Marcia Castro e ZukaTuga são os artistas que irão partilhar o palco nesta edição.

 

Este evento procura promover o diálogo entre gerações e contribuir para um maior envolvimento da sociedade civil no desenvolvimento do espaço lusófono, partindo do princípio que a cultura tem um papel fundamental para o desenvolvimento de uma identidade coletiva, assumindo-se a lusofonia como um valor cultural partilhado. Enquanto conceção artística, o concerto foca-se na interculturalidade numa abordagem de proximidade, descontraída e informal junto do público, propondo uma viagem pelos diversos estilos musicais da lusofonia: do semba ao samba, passando pela kizomba e pelo fado, entre muitos outros géneros, dos mais tradicionais aos mais modernos, apostando nos duetos e na fusão de estilos musicais, origens e gerações.

 

O espetáculo tem a direção musical assinada por P.L.I.N.T (Pablo Lapidusas International Trio), formado por Pablo Lapidusas, Marcelo Araújo e Leo Espinoza, e este ano conta ainda com a abertura especial dos bailarinos dos estúdios de dança Jazzy.

 

A 4ª edição do Festival Conexão Lusófona conta com a parceria do Ano Europeu para o Desenvolvimento (AED) e, em particular, do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, entidade coordenadora do AED em Portugal.

 

Também patrocinam esta iniciativa a Secretaria de Estado da Cultura, a Secretaria de Estado da Juventude, a Fundação Portugal-África e o Alto Comissariado para as Migrações.

 

Prometem-se muitas e boas conexões numa noite que celebra a diversidade e o encontro dos ritmos lusófonos!

 

Festival_cartaz_2015_curvas

 

Veja quem são os artistas participantes:

 

Deolinda

Os Deolinda dispensam apresentações…Vamos celebrar o amor, a harmonia e a união com um dos melhores projetos da música portuguesa contemporânea.

“Se é pra acontecer, que seja agora.” Bora!!!

 

Don Kikas

O cantor angolano e inconfundível Don Kikas vai subir ao palco e proporcionar aquelas boas passadas.

E porque é sexta-feira, o semba vai bater forte. Vamos transformar o Coliseu numa grande festa de quintal! Vais perder?

 

Elida Almeida

Diretamente de Cabo Verde a mais jovem revelação das ilhas di morabeza: Elida Almeida! Depois do sucesso que o seu single de estreia fez na novela “A única mulher”, ninguém mais pára esta menina!

 

Kataleya

Nasceu no Brasil, cresceu na Suiça e traz África no coração. De quem poderíamos estar a falar? Kataleya. Uma das vozes mais emergentes do POP cantado em português e uma autêntica cidadã do mundo!

A nova menina bonita da lusofonia faz questão de juntar em seus temas sonoridades das quais todos nós fazemos parte, e ainda por cima baila bué! Estão prontos? Hoje é hoje!!

 

Binhan Quimor

Dos Super Mama Djombo para o mundo! Binhan vai trazer o Gumbé da Guiné-Bissau ao Coliseu num momento muito especial e de grande intervenção 😉

 

Calema

Todo o romantismo dos Calema estará de volta ao palco do Festival Conexão Lusófona para uma participação especial que promete arrebatar a plateia ao lado de Kataleya.

 

Costa Neto

…e vamos também viajar nas marrabentas tradicionais de Moçambique com Costa Neto! As suas músicas cantam os sons, os cheiros, os amigos e a sua terra.

Costa Neto preza pela função cívica e representativa da música de um país, sendo considerado um dos maiores impulsionadores da cultura moçambicana na Europa.

 

Filipe Santo

De São Tomé e Príncipe chega-nos uma das mais influentes vozes. Filipe Santo traz-nos temas do seu mais recente álbum “Lagaia”.  Estórias de amor e de intervenção envolvidas na brisa destas ilhas paradisíacas.

Sente o balanço …. e vem!

 

ZukaTuga

Uma mistura que deu certo: são os ZuKaTuga, os luso-brasileiros que andam a agitar a noite lisboeta e que trazem uma fusão de sons cada vez mais irmãos!

 

Marcia Castro

Do Brasil vem a cantora e instrumentista Marcia Castro. Há muitos anos trilhando os caminhos da MPB, esta baiana pretende mostrar-nos alguns atalhos para a liberdade.‪

 

Benvinda de Jesus

A nossa coqueluche é natural de Timor-Leste e arrasou os corações dos espectadores no The Voice Kids Portugal.

Revejam o momento caricato em que o talento de Benvinda de Jesus é disputado por Daniela Mercury, Anselmo Ralph e Raquel Tavares. Uma voz que promete mostrar Timor ao mundo!

 

E então? Prontos para esta grande CONEXÃO? Estamos juntos e esperamos por ti 😉

 

Informações práticas:
Data: 18 de setembro
Horário: 22 horas
Local: Coliseu dos Recreios (Rua das Portas de Santo Antão, 96 – Lisboa)
Bilhetes: 10€, à venda no Coliseu dos Recreios, Worten, Fnac, CTT, Agência Abep e El Corte Inglés. Podem também ser comprados no site do Coliseu dos Recreios e na Bilheteira Online .
Informações:geral@conexaolusofona.org

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.