AngolaBrasilCabo VerdeGuiné-BissauMoçambiquePaísesPortugalSão Tomé e PríncipeSociedadeTimor-Leste

Iniciativa de escola de Cabo Verde ganha o apoio de famosos nas redes sociais

(Imagem: Reprodução)

A hashtag #VBGESOM anda a pipocar nos perfis de redes sociais de artistas da lusofonia. Mas você sabe o que é exatamente?

A hashtag #VBGESOM significa “Violência Baseada no Gênero Escola Secundária Olavo Moniz”. Foi nesta escola, situada na ilha do Sal, em Cabo Verde, que teve origem a iniciativa em janeiro. A cantora Sara Tavares foi convidada a participar no projeto e, desde então, as manifestações de apoio ao movimento só aumentam. A campanha convida a tirar uma foto com um coração desenhado na mão e compartilhar nas redes.

facebookescolaolavomuniz
(Imagem: Reprodução Facebook)

A professora de educação Artística Carla Presa foi a mentora da campanha, criada no âmbito das comemorações do aniversário da escola.

– Depois do ICIEG (Instituto Caboverdiano para a Igualdade e equidade do Género) ter feito aqui algumas ações de sensibilização, resolvi juntar o útil ao agradável! Queria que os alunos aderissem em massa e para tal teria que fazer algo que eles gostassem, eles adoram mexer no telemóvel e adoram tirar fotografias, foi então que me lembrei de utilizar a fotografia e passar a mensagem! Criei o slogan da campanha: “Desta mão não sai violência” e o objetivo principal era alertar para este grande problema, dizer que estamos atentos! – disse em entrevista exclusiva à Conexão Lusófona.

De fato, a estratégia de usar na campanha uma abordagem mais próxima dos alunos fez com que a adesão fosse diferenciada. Quando começou a reunir as fotos das turmas, Carla pensou que esta campanha poderia ir além do ambiente escolar e passou a usar o Facebook para divulgar a iniciativa e conquistar mais adeptos.

– O boom aconteceu mesmo com a preciosa ajuda da Sara Tavares! Ela recebeu o convite, da mesma maneira que outros também o receberam, só que ela foi genial! Para além de participar fez também o convite a outros, famosos e anônimos – explica.

Sara Tavares começou este movimento no início do mês e a ela juntaram-se outras personalidades públicas. Basta uma busca pela hashtag #VBGESOM no Instagram, por exemplo, para ver que a campanha ganhou adeptos de peso, como:

Ana Sofia Martins

“Desta mão não sai violência” Campanha #VBGESOM , obrigada @saracotiar! ✋❤ Participem! #thishandisviolencefree #againstviolencechallenge

Una foto publicada por Ana Sofia Martins (@miss_ana_sofia) el

  Nuno Eiró

#DestaMãoNãoSaiViolência Una foto publicada por nunoeiro (@nunoeiro) el

 

Cláudia Semedo

Um coração bem grande e uma voz amplificada para dizer NÃO à violência. #DestaMãoNãoSaiViolência #destamaonaosaiviolencia

Una foto publicada por Cláudia Semedo (@claudiasemedo) el

  Mayra Andrade

 

Karyna Gomes

Mana Karina Gomes,Grande voz de Bissau❤mindjer Di balor ✋#VGBESOM Desta Mão não sai violência!!!

Una foto publicada por @saracotiar el

 

Lúcio Antunes

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.