EconomiaMoçambique

Ministro moçambicano é o melhor de África em matéria de finanças

No dia 4 de Janeiro ficou-se a saber, através do portal Further Africa que o ministro de economia e finanças moçambicano Adriano Maleiane fora distinguido como um dos melhores em assuntos de finanças em 2016, pela revista inglesa The Banker.

 

Maleiane foi distinguido como o “melhor ministro de finanças de África”. O portal apresenta critérios que destacam as medidas tomadas com vista a conter a inflação e regular a disciplina económica em 2015.

 

Este prémio surge numa altura em que sabe-se que o ano 2015 foi um dos piores para o país em questões económicas, com destaque para a subida de preço de vários produtos de alimentação, desvalorização da moeda local, elevando assim o custo de vida.

 

Quem é Adriano Maleiane?

 

Adriano Maleiane tem mais de 33 anos de experiência no sector bancário. Exerceu vários cargos, entre eles o de Governador do Banco Central, durante 15 anos. Antes da sua nomeação ocupava o cargo de Presidente da Comissão Executiva do BNI e também o de Administrador não-executivo da Tongaat Hullet.

 

Desempenhou também o cargo de Presidente não-executivo da Visabeira. Como Director Nacional de Economia Agrária, no Ministério da Agricultura, coordenou a implementação da Política Nacional Agrária.

 

É docente na Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane. Possui um Mestrado em Economia Financeira pela SOAS, Universidade de Londres, uma Licenciatura em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane e um Diploma em Contabilidade pelo Instituto Comercial de Maputo.

 

É governador do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário (FIDA), uma instituição financeira internacional e agência especializada das Nações Unidas e accionista maioritário da empresa de consultoria financeira MALEFINANCEIRO, Lda, e da corretora de seguros, MALEseguros, Lda.

 

 

 

Leya

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.