Cultura

Morre o escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro, aos 73 anos

O escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro morreu na madrugada desta sexta-feira (18), aos 73 anos, vítima de embolia pulmonar. João Ubaldo era casado e tinha quatro filhos.

João Ubaldo Ribeiro ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Ele é autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”. Também ganhou dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o melhor autor e melhor romance do ano, por ‘Sargento Getúlio’ e ‘Viva o povo brasileiro”.

O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras. Ele foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco. A instituição decretou luto por três dias. O secretário geral da ABL, Domício Proença Filho, disse que a morte  de João Ubaldo foi uma surpresa, porque ele não aparentava problemas de saúde.

“Ele não vinha sempre, mas quando vinha era uma festa, com aquela voz de barítono, aquela alegria. Ubaldo era um escritor voltado para o povo brasileiro, a realidade brasileira, com a justiça social. Tinha personagens que retratavam bem essa realidade. Tenho certeza que Zecamunista deve estar muito triste hoje”, disse Proença em entrevista ao site G1.

 

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.