Sustentabilidade

Não sabe onde colocar o seu lixo? Já há uma app que ensina a reciclar

2 min

Reciclar nem sempre é fácil, mas já existe uma aplicação que pode ajudar em caso de dúvida. A WasteApp, criada pela Quercus em parceria com a Vodafone Portugal, assiste e educa o utilizador na tarefa de saber onde colocar 45 tipos diferentes de resíduos. Quase apetece dizer que as dúvidas em relação a este tema vão, finalmente, terminar.

 

Segundo o comunicado publicado na página da Quercus, a taxa nacional de reciclagem encontra-se “na ordem dos 38%”. Esta nova plataforma pretende contribuir para o aumento dessa percentagem e tornar a prática cada vez mais transversal à população portuguesa. Os 1,32 quilogramas (kg) de lixo que, em média, cada indivíduo produz diariamente em Portugal, resultam em “4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos para os quais temos que dar um destino”, como afirma o comunicado. Desta quantidade, apenas 16,5% dos resíduos rumam aos ecopontos.

 

Se, por um lado, a criação desta app teve grandes motivações por trás, a sua existência parece colocar o utilizador num papel ativo de cidadania. Quem acede à WasteApp pode enriquecer os conteúdos da mesma através de sugestões. Por isso, caso tenha atualizações sobre os destinos existentes para alguns dos resíduos, ou mesmo uma nova dica, não hesite em submeter. A Quercus, que é responsável pela gestão da plataforma, acompanha as submissões e dá-lhes o devido seguimento.

 

Através de uma configuração apelativa, as ferramentas da aplicação não se ficam apenas pelo desvendar da cor do ecoponto que deve escolher. Felizmente, e por meio de um simples clique, o utilizador também fica a conhecer a localização mais próxima para depositar os resíduos. Por exemplo, os eletrodomésticos, as baterias e todo o tipo de materiais mais específicos, que não podem ser colocados nos ecopontos de rua, têm — literalmente — lugar nesta plataforma.

 

WasteApp está disponível nas versões iOS e Android, para smartphone, tablet e computador. Assim, pode ser descarregada a partir das lojas AppStore e GooglePlay. O download não tem nenhum custo.

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.