BrasilEconomiaPaíses

Nova e peculiar espécie de sapo descoberta no Brasil mede apenas 1 cm

(Imagem: Reprodução Peerj)

Enquanto cientistas da NASA seguem anunciando a descoberta de novos planetas, o achado de um grupo de pesquisadores brasileiros serve como lembrete de que ainda há muito para se descobrir aqui mesmo.

Uma nova espécie de sapo minúsculo foi descoberta na Serra do Quiriri, em Santa Catarina (sul do Brasil). Ela foi descrita por meio da publicação de um artigo na revista científica PeerJ. Com cerca de um centímetro de tamanho, o Brachycephalus quiririensis vive apenas nessa região montanhosa e precisa de um ambiente frio e úmido.

– Por conta dessas condições a espécie é bastante sensível às mudanças do clima e pode já estar ameaçada de extinção – explicou à Revista Eológica Márcio Pie, pesquisador associado do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um dos pesquisadores responsáveis pela descoberta.

Segundo Luiz Fernando Ribeiro, coautor da descoberta, poucas espécies do gênero Brachycephalus possuem proteção através de unidades de conservação, fazendo-se necessário criar novas áreas protegidas.

– Essas espécies têm sofrido muito por conta de perda de habitat causado pelo homem – ressaltou.

Os anfíbios de forma geral (sapos, pererecas e rãs) são considerados bioindicadores, isto é, sentem com mais facilidade as alterações ambientais e, por isso, sua ausência indica que o ecossistema não está equilibrado.

Como as outras espécies do gênero, o Brachycephalus quiririensis mede pouco mais de um centímetro. O que o diferencia das outras é sua coloração: ela possui corpo marrom com tonalidade esverdeada e uma faixa grossa na cor laranja. “Ainda não temos confirmação, mas acreditamos que esse tom forte seja para indicar aos predadores que ela é venenosa e, assim, se proteger”, conclui Pie.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.