BrasilDestaqueGrandes IdeiasSaúde

Painel publicitário que mata mosquitos é a nova arma no combate à zika, à febre-amarela e à dengue

Leya

Se andar hoje pelas ruas do Rio de Janeiro, é possível que você encontre um painel publicitário um pouco estranho: não anuncia produto algum.

 

O anúncio é resultado de uma parceria entre a agência NBS e a empresa de mídia exterior Posterscope e, diferentemente de todas as outras publicidades, não tem intenção de compartilhar propagandas, mas sim matar mosquitos.

 

É isso mesmo: matar mosquitos. O Painel Mata Mosquito tem como missão atrair e eliminar mosquitos Aedes Aegypti, identificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o principal transmissor de doenças tão graves como zika, febre amarela ou dengue.

(Imagem: Reprodução Youtube)
(Imagem: Reprodução Youtube)

Além de inovadora, a ideia é solidária: o projeto foi disponibilizado sob licença creative commons, ou seja: qualquer pessoa do mundo tem liberdade para o replicar o projeto e instalar onde quiser.

 

A descrição técnica do projeto. (Imagem: Reprodução B9)
A descrição técnica do projeto. (Imagem: Reprodução B9)

Saiba o que está por trás desta engenhosa ideia:

Screen Shot 2016-04-19 at 15.33.23

Dentro do painel há compostos que libertam ácido lático e gás carbônico, simulando a transpiração e a respiração humana em larga escala. É isto que, em conjunto com as luzes negras e fluorescentes, atrai os mosquitos. Depois, uma bomba de extração suga-os para que fiquem aprisionados dentro do painel, e lá dentro, morram desidratados.

 

 

É ou não uma “publicidade matadora”? 🙂

 

Saiba mais no site do projeto

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.