PortugalSustentabilidade

Portugal está entre os 10 países mais sustentáveis do mundo

Os países que melhor cuidam dos seus recursos naturais, investem em energias renováveis e garantem qualidade de vida a população foram divulgados no Environmental Performance Index (EPI), ranking bienal elaborado por uma equipe de especialistas das universidades americanas de Yale e Columbia.

 

De acordo com o portal Ecodesenvolvimento,org, a mais recente edição do levantamento classificou 180 países com base em 20 indicadores distribuídos por 9 categorias: critérios de saúde ambiental; poluição do ar; recursos hídricos; biodiversidade e habitat; recursos naturais; florestas; energia e clima, entre outros. Cada categoria possui pesos diferentes.

(Imagem: Reprodução EPI)
(Imagem: Reprodução EPI)

Portugal é o único país de língua portuguesa que figura entre os 10 primeiros do ranking, com um total de 88,63 pontos de 100 possíveis.  Segundo país da lusofonia mais bem classificado, o Brasil apresentou uma melhora considerável em relação à edição 2014, saindo da 77ª posição para a 46ª. O país somou 78.90 pontos.

(Imagem: Reprodução EPI)
(Imagem: Reprodução EPI)

Os restantes países da CPLP estão concentrados na metade inferior da lista: Guiné Equatorial aparece em 90º, com 69,59 pontos e Timor-Leste surge na 138ª posição, com 55,79 pontos. Cabo Verde está em 143º com 51,98 pontos. Angola está na 145ª posição com 51,32 pontos. São Tomé e Príncipe está em 154º, com 48,28 pontos, seguido pela Guiné-Bissau, com 48,2 pontos, em 155º lugar.

 

 

Leya

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.