MundoPaísesSociedade

Professor propõe uma inspiradora lista de deveres para as próximas férias

O ano escolar está terminando e esta é a época em que alunos e professores se despedem para dar lugar ao tão esperado verão. O professor Keating, interpretado por Robin Williamns no filme “Clube dos Poetas Mortos” serviu como inspiração para um professor italiano que ganhou fama na internet graças à lista de deveres nada convencional que deixou aos seus alunos para o verão.

 

Um cão, oito pássaros e um hamster: os melhores amigos mais improváveis que você já viu

 

Apaixonado por Shakespeare, Cesare Catà é professor de filosofia e literatura no Instituto de Ciências Humanas Don Bosco em Le Marche (Itália) e partilhou em sua página no facebook  a lista, que já tem milhares de partilhas.

 

aaaaitaliano
(Imagem: Reprodução Facebook)

São tarefas especiais que só podem ser executadas no verão, explica o professor em entrevista ao portal Huffington Post, dado que esta temporada é “mágica e especial” que ajuda os adolescentes a perceberem como os textos estudados em aula “estão relacionados com os aspectos mais importantes da nossa existência”.

 

– Este é uma fase da vida que nunca vai voltar e que deve ser vivida em plenitude, como um “pensamento romântico” irrepetível – finaliza.

 

 

Fizemos uma tradução livre da lista para inspirar o teu verão:

 

1. Pela manhã, caminha pela praia em total solidão, presta atenção ao reflexo do sol na água, pensa no que mais gostas na vida e sente-te feliz.

 

2. Tenta usar todos os novos termos aprendidos este ano: quanto mais coisas dizes, mais coisas podes imaginar e quanto mais coisas podes imaginar, mais livre te sentirás.

 

3. Lê tudo o que puder. Mas não porque tens que fazê-lo. Lê porque o verão inspira sonhos e aventuras e lendo te sentirás como as andorinhas a voar. Lê porque é a melhor forma de rebelião que tens (se quiseres uma sugestão de leitura, pergunta-me).

 

4. Evita todas as coisas, situações e pessoas que te influenciam negativamente e te fazem sentir vazio: busca as situações desafiadoras e a boa companhia dos amigos que te enriquecem, que te entendem e que te apreciam pelo que és.

 

5. Se te sentires triste ou com medo, não te preocupes: o verão, como todas as coisas maravilhosas, coloca a alma em tumulto. Tenta escrever um diário onde traduzas os teus sentimentos em palavras (em setembro, se te apetecer, leremos juntos).

 

6. Dança sem vergonha. Na pista de dança ou em casa. O verão é uma dança e seria tolice não participares dela.

 

7. Ao menos uma vez, vai assistir ao amanhecer de um novo dia. Permanece em silêncio e respira. Fecha os olhos e sente-te agradecido.

 

8. Faz muito desporto.

 

9. Se encontrares uma pessoa que te encante, diz-lhe com toda a sinceridade e graça que és capaz. Pouco importa se ele/ela vai perceber ou não. Se não perceber, é porque ele/ela não era o teu destino. Do contrário, o verão 2015 será a grande oportunidade de caminharem juntos (se isso der errado, volta ao passo 8).

 

10. Sobre as anotações das nossas aulas: para cada autor e cada conceito, faz-te perguntas e reflete sobre o que desperta em ti.

 

11. Sê alegre como o sol e indomável como o mar.

 

12. Não digas palavras rudes e sê sempre educado e amável.

 

13. Assiste a filmes com diálogos pungentes (preferencialmente em inglês) para melhorar as tuas habilidades linguísticas e a tua capacidade de sonhar. Não deixes que o filme se acabe com os créditos: revive-o enquanto dure o verão.

 

14. Nos dias ensolarados ou nas noites quentes, sonha como pode e deve ser a tua vida. Enquanto dure o verão, reúne toda a força que necessites para não renunciar a isso que queres e faz todo o possível para perseguir este sonho.

 

15. Sê bom.

 

VÍDEO: o menino de dez anos que dá uma aula de cidadania

 

Leya

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.