PortugalSociedade

Quanto custa morar em Portugal? Mil euros o metro quadrado

Segundo os dados mais recentes, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o preço por metro quadrado de um alojamento familiar, em terras lusitanas, ronda os 1000 euros; mais precisamente 969 euros. Estes valores foram apurados pelo INE, com base no padrão mediano dos preços das habitações, nos diferentes concelhos do país.
 
Tendo em conta o levantamento de dados, o valor mediano apurado no segundo semestre de 2018, que abrange todo o território português, é de 969 euros por metro quadrado. Apenas 10% dos municípios nacionais apresentam valores acima desta média.
 
As estatísticas demonstraram que existiu um crescimento de 2%, face ao trimestre anterior. Se estes valores forem comparados com o trimestre homólogo, a oscilação de preço foi de 8,15%.
 

As cidades portuguesas mais caras

Caso não esteja familiarizado com os valores das habitações nas zonas metropolitanas do país, nomeadamente do grande Porto e da grande Lisboa, prepare-se para ser surpreendido pelos números. A cidade de Lisboa, a capital portuguesa, ocupa o lugar de destaque nos preços por metro quadrado das habitações. Nesta zona, os valores rondam os 2753 euros. Nas freguesias da Misericórdia, de Santo António e de Santa Maria Maior, existem casas a serem vendidas a 4105 euros por metro quadrado. Ou seja, uma habitação com cerca de 50 metros quadrados – uma espécie de apartamento t1 – poderá custar mais de 205 mil euros.
 
Foquemo-nos agora no norte do país, mais precisamente na cidade do Porto. Segundo os dados divulgados pelo INE, este centro urbano foi o que registou um crescimento homólogo mais significativo, subindo 24,7% quando comparado com o mesmo trimestre do ano passado (2017). Dentro do grande Porto, existem freguesias que apresentam um valor de 1777 euros por metro quadrado, acima do valor mediano da região – estabelecido nos 1460 euros por metro quadrado. Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória são os locais onde o preço das habitações (por metro quadrado) é mais elevado.
 
Foram registados 38 municípios onde o preço mediano de venda de habitações está acima do valor nacional (1000 euros por metro quadrado). O locais mais caros encontram-se espalhados pela Área Metropolitana de Lisboa – com um registo de 11 municípios – e na zona do Algarve, no sul de Portugal – com um registo de 13 municípios. Destacamos Cascais (2100 euros por metro quadrado), Loulé (1846 euros por metro quadrado) e Oeiras (1819 euros por mero quadrado) como os municípios mais caros da capital portuguesa. Lagos (1744 euros por metro quadrado), Albufeira (1631 euros por metro quadrado) e Tavira (1594 euros por metro quadrado), são os municípios mais caros da sub-região do Algarve.
 

VEJA TAMBÉM

 
O que pode ser considerado curioso é o facto de todas as cidades nacionais, com mais de 100 mil habitantes, registaram uma subida dos preços de alojamento, quando comparados com os do período homólogo (2017).

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.