Cultura

Saiba como aceder a uma das maiores bibliotecas digitais do mundo

Trata-se da Biblioteca Digital do Mundo – um espaço que reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos, tudo relatado em sete idiomas diferentes. A iniciativa tem, sobretudo, carácter patrimonial e é impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições.

 

 

Essencialmente, a biblioteca vai oferecer acessos de material com valor patrimonial e que permita apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes, tais como: português, árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.

 

 

Entre o material disponível, incluem-se o Hyakumanto Darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história; um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra ou ainda a Bíblia de Gutenberg

 

 

Os documentos foram passados por scanners e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas o português.  A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e ilustrações.

 

 

Embora seja apresentado oficialmente na sede da UNESCO, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial já está disponível na Internet, podendo clicar aqui para aceder, sem necessidade de se registo.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.