CulturaTimor-LesteTurismo

«Sabor de Timor» livro com receitas dedicado a recuperar a gastronomia original do país

Luís Simões, jovem chef português em Timor-Leste é quem assina a autoria do livro que está a dar o que falar na lusofonia, porque procura promover “genuína gastronomia” de Timor-Leste com uma abordagem contemporânea.

 

(Imagem: Reprodução Stock)

O chef Luís Simões assumiu o desafio de recuperar receitas e sabores autênticos, estando já a trabalhar cinco anos naquele país asiático da lusofonia, diz ter constatado que a cozinha quotidiana timorense é muito influenciada pelas gastronomias indonésia e portuguesa.

 

A título de exemplo: Se antes a alimentação se baseava no milho, na batata e nos vegetais e as confeções passavam por assados, cozidos e grelhados, hoje muito do que se come em Timor-Leste é frito e à base de arroz.

 

“É um grande passo para criar uma genuína gastronomia timorense, com base nos ingredientes e com sabor de Timor”, disse Luís Simões.

(Imagem: Reprodução Jorge Simão)

Do seu currículo podem destacar-se experiências profissionais em grupos hoteleiros como o Ritz Carlton em Tenerife, o Hilton em Praga e o Grupo Pestana em São Tomé e Príncipe. Antes de voar para Timor-Leste foi assistente do Diretor de Operações na Pestana Management em Lisboa.  

 

O  livro que chega nas bancas em breve, foi  prefaciado por Xanana Gusmão. Relembrando que o chef português Luís Simões, é também o autor do livro “Os sabores da Língua Portuguesa“, fruto de uma investigação de 18 meses a gastronomia de países geograficamente distantes como o Brasil, Portugal e Moçambique, mas que, na gastronomia, estão mais próximos do que imaginamos.

(Imagem: Reprodução Jorge Simão)

 

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.