AngolaBrasilCabo VerdeGuiné-BissauMoçambiquePaísesPortugalSão Tomé e PríncipeSociedadeTimor-Leste

A língua portuguesa está entre as mais felizes do mundo :)

(Imagem: Reprodução Ana Bells Fitness)

O português falado no Brasil é a segunda língua mais “feliz” do mundo, segundo um estudo publicado pelo instituto Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), dos Estados Unidos.

O documento, intitulado “Human language reveals a universal positivity bias” (“A linguagem humana revela uma tendência universal à positividade”, em português), analisou mais de 100 mil palavras em textos de livros digitais, da imprensa, das redes sociais (Twitter), legendas de filmes e letras de música.

No estudo, foi medida a frequência com que são usadas as palavras de dez idiomas: inglês, espanhol, francês, alemão, português (Brasil), coreano, chinês (simplificado), russo, indonésio e árabe.

O resultado mostrou que o espanhol falado no México mostra a maior frequência no que refere ao uso de linguagem positiva, seguido de perto pelo português falado no Brasil.

Chinês, coreano e inglês são as línguas que ocupam os últimos lugares do ranking da “felicidade linguística”.

A pesquisa se baseia em um documento chamado “Pollyana Hypotesis” (publicado em 1969 por uma dupla de psicólogos), um estudo hipotético sobre a tendência da positividade no processo de comunicação humana. O estudo evidenciava que as palavras positivas são provavelmente mais frequentes, mais significativas, usadas de forma diversificada e as mais fáceis de aprender.

Clique aqui para ler o estudo na íntegra (em inglês).

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.