BrasilDesportoEducaçãoSociedade

A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos

Chama-se Ricardo e (sobre)vive numa das muitas favelas do Rio de Janeiro. É descrito como “sem-abrigo”. No entanto, este brasileiro prova que os pobres também podem ser felizes.

 

Ricardo é o protagonista de um curto documentário produzido pela Google que promete tornar-se viral pela história de vida única e inspiradora.

 

Há anos atrás, Ricardo tinha um negócio lucrativo mas arriscado: levantava balões de ar quente, que serviam para os traficantes fazerem os seus negócios. Um dia, descobriu o oceano, depois o surf e a sua vida mudou. Decidiu abrir uma escola na Rocinha e há 29 anos que ajuda as crianças locais, ensinando-lhes a arte de deslizar nas ondas.

 

Mas há um pormenor importante: o protagonista desta história dá aulas a crianças desfavorecidas e até a pessoas com mobilidade reduzida sem lhes cobrar nada.

 

Atualmente, Ricardo não tem sítio para viver, tendo de dormir no chão da própria escola. Contudo, ninguém lhe tira o sorriso pois sabe que o seu projeto social é mais importante que o dinheiro.

 

Um belo exemplo de vida que nos é contado no mais recente episódio da série “Beyond the Map, Rio de Janeiro”, produzida pela Google. São cerca de 3 minutos de um testemunho emocionante, onde o mar surge como elemento pacificador e de união.

 

 

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.