AngolaBrasilCabo VerdeGuiné-BissauMoçambiquePaísesPortugalSão Tomé e PríncipeTimor-Leste

Academia Conexão Lusófona – chamada para participantes

(Imagem: Reprodução Highest Path)

No âmbito do Programa Juventude em Ação, agora designado Erasmus +, a Conexão Lusófona irá organizar nos próximos dias 18, 19, 20, 21 e de junho a primeira Academia Conexão que pretende reunir em Palmela cerca de 50 jovens lusófonos residentes em Portugal.

A partir de uma reflexão que permita identificar como se subdivide a juventude lusófona residente em Portugal (identidade, background, prioridades, áreas de atuação) o objetivo passa por desenhar aquelas que poderão ser as áreas em que os jovens poderão concentrar o seu esforço conjunto contribuindo para o desenvolvimento do projeto CPLP. Quais as oportunidades que se apresentam aos jovens lusófonos em Portugal? Porquê trabalhar em conjunto? Quais as áreas de atuação que deverão ser prioritárias? Como essa cooperação poderá estender-se a jovens de outros países? Quais os maiores desafios que se impõem? Quais as oportunidades a médio e longo prazo? Como abrir uma agenda de cooperação mais efetiva e concertada entre a União Europeia e a CPLP?

 

Objetivos:

– Proporcionar uma oportunidade aos jovens lusófonos de conhecerem melhor as realidades dos países da CPLP e da União Europeia a nível político, social e cultural;

– Promover os diferentes mecanismos de participação a nível nacional, europeu e no âmbito da CPLP e, ao mesmo tempo discutir em que medida estes mecanismos poderão ser aperfeiçoados ou vão ao encontro dos interesses dos jovens lusófonos como forma de desenvolver a identidade europeia e lusófona e o sentimento de pertença a estes dois espaços;

– Facultar um espaço de debate entre os jovens lusófonos e os diversos decisores políticos a nível nacional, europeu e lusófono, com vista ao estabelecimento, nestas várias esferas, de um diálogo estruturado que possa facilitar a inclusão social dos jovens lusófonos nestes diferentes espaços;

Todas as conclusões deste encontro serão compiladas num único documento que será posteriormente divulgado.

 

Metodologia de trabalho:

No encontro serão privilegiados métodos de educação não-formal.

 

Quando?

O encontro irá decorrer de 18 de junho (recepção aos participantes a partir das 18h) até ao dia 21 de junho à tarde.
Consulta o programa abaixo para informação mais detalhada.

 

Onde?
O encontro irá decorrer na Biovilla Sustentabilidade – Cooperativa para o desenvolvimento Sustentável na Serra da Arrábida, concelho de Palmela:
Herdade do Pinhal Basto – Vale de Barris, Palmela
Coordenadas: 38.539289,-8.940488

A estação de comboio mais próxima é a de Setúbal. A Conexão Lusófona garante o transfer da estação de Setúbal para a Biovilla.

 

Quem pode participar?

Jovens dos 18 aos 30 anos.

 

Como participar?

Devido ao número limitado de vagas, para participares terás de preencher o formulário e submeter a candidatura. Caso sejas seleccionado, a Conexão Lusófona entrará em contacto contigo. Preenche o formulário aqui.

 

Língua de trabalho: Português

 

Informações Práticas:

A Academia Conexão irá suportar todos os custos de transporte, alojamento e alimentação durante o encontro. No entanto, agradecemos que tragam uma toalha de banho e se tiverem um saco-cama extra.

É obrigatório apresentar os recibos relativos a despesas de transporte com número de contribuinte da Conexão Lusófona – 509 082 599. Apenas estão incluídos bilhetes de transporte público da cidade de partida para a cidade do encontro. Só mediante a apresentação do recibo com número de contribuinte da Conexão Lusófona e respetivo bilhete serão devolvidos os valores gastos em transporte.

Os participantes que vêm representar as suas organizações são livres para trazer todo o material que tiverem sobre as mesmas. Ativar parcerias é uma parte muito importante deste projeto, portanto é bom que as organizações tenham a oportunidade de se conhecerem melhor umas às outras.

 

Contactos: geral@conexaolusofona.org

 

PROGRAMA

Dia 18 (quinta-feira)
18:00 – Chegada do/as participantes e boas-vindas!
19:00 – Visita à Biovilla
20:00 – Jantar
21:30 – Primeiras impressões

Dia 19 (sexta-feira)
09:00 – Abertura oficial da Academia Conexão
– Enquadramento e apresentação do programa Erasmus+
09:30 – Apresentação dos participantes e seus projetos
13:00 – Almoço
14:30 – Open-space
18:00 – Partilha das reflexões e conclusões do open-space
20:00 – Jantar
21:30 – Projeção TED talks seguida de debate

Dia 20 (sábado)
09:00 – Plano estratégico para a Juventude da CPLP 2015 e além
09:30 – World café
12:00 – Fecho do World café
13:00 – Almoço
14:30 – Elaboração de recomendações políticas
17:00 – Materialização das recomendações em ações concretas
20:00 – Jantar e noite de convívio

Dia 21 (domingo)
09:00 – E depois de tudo isto?
– Apresentação das ideias, projetos e próximos passos
12:00 – Avaliação
12:45 – Encerramento da Academia
13:00 – Almoço
14:30 – Partidas

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.