Sustentabilidade

Animais do pantanal brasileiro precisam urgentemente da sua ajuda

3 min

O Pantanal — região florestal extremamente úmida (em parte alagável) que abarca partes do Brasil, Paraguai e Bolívia — é um dos mais ricos biomas do mundo, com mais de 4.700 espécies de plantas e animais. Por isso foi declarado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Mas eles não estão seguros!

 

A lista de animais ameaçados pelo mundo, infelizmente, amplia-se cada vez mais, segundo a WWF. A entidade tem uma lista das espécies em risco e alguns a se ter atenção são da região pantaneira. Também o Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil atualiza a cada dois anos a lista com nomes de animais em risco de extinção. Confira alguns:

Lobo-Guará

pantanal lobo guara
Imagem: Flickr

O Lobo-Guará é considerado um animal em risco, apesar de ainda ser visto em partes do centro brasileiro. No Pantanal e na Caatinga são suas origens, mas com a devastação das florestas, o animal tem sido com mais frequência em outros ambientes, como a Mata Atlântica. Com seu pelo avermelhado e suas patas longas e finas, o animal é o maior canídeo da América do Sul.

Onça-pintada

pantanal onça pintada
Imagem: Pixabay

A onça-pintada, também chamada de Jaguar, é o terceiro maior felino do mundo, atrás do leão e do tigre e encontra-se em risco de extinção. A região do Pantanal é uma das poucas reservas — junto à Mata Atlântica — onde ainda são encontrados esses animais, que já desapareceram há muito de outras regiões da América (como os Estados Unidos, por exemplo). Carnívoro, é encontrado sempre à beira de rios e é um dos maiores símbolos míticos da cultura indígena brasileira.

Arara-azul

Arara-azul pantanal
Imagem: Wikimedia

A arara-azul foi retirada da lista de animais ameaçados de extinção em 2014, mas a atenção dos pesquisadores mantém-se voltada à sua preservação, já que muitos caçadores ainda a perseguem pelas florestas brasileiras em busca de suas penas. A caça ilegal é a maior ameaça a esta ave, que teve seu pior momento na década de 1990, quando foi considerada praticamente extinta.

Jaburu

tuiuiu jaburu pantanal
Imagem: Wikimedia

O tuiuiu, ou jaburu, é uma ave de papo inchado que é símbolo do pantanal brasileiro. Tendo desaparecido na maior parte da América, o animal de 1,5 metro encontra na região pantaneira um solo fértil para a sua alimentação — baseada em pequenos animais marinhos, répteis e insetos. O Palácio do Jaburu, sede oficial do vice-presidente da República do Brasil é nomeado em homenagem a esta ave.

Cervo do Pantanal

Cervo-do pantanal fêmea
Imagem: Wikimedia

Antes presente em boa parte da América do Sul, atualmente é encontrado apenas na região do Pantanal. A caça predatória é sua maior inimiga, junto ao desmatamento acontecido em grande parte do território brasileiro para dar lugar ao plantio de soja e criação de gado.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.