CulturaPortugalSociedadeTecnologia

Aplicação reúne tudo o que se passa na noite portuguesa através de um clique

“Deixar tudo para a última da hora”: esta é a célebre tarefa que os portugueses, na sua grande maioria, gostam de cumprir à risca. Faz parte do ADN lusitano, entranhando-se nos hábitos culturais. Imaginemos o seguinte cenário: sexta-feira à noite, jantarada com os amigos e brindes alegres para lavar o stress da semana. Objetivo: divertimento máximo, com uma duração record. No entanto, como fiéis portugueses, ninguém se lembrou de fazer planos para cumprir o único requisito noturno. Resultado: amigos que vagueiam na rua, à procura do melhor spot que possa fazer jus à célebre frase “a noite ainda é uma criança” (ou seja, a noite ainda promete muitas atividades). Quem nunca passou por isto que se acuse.

 

Para contornar este cenário, facilitando a vida à maioria das pessoas, foi criada a aplicação Wikinight. Esta é nada mais, nada menos, do que uma plataforma que se predispõe a conectar os seus utilizadores aos estabelecimentos noturnos portugueses, através de um clique. Agora, a partir das 19:30, é realizada uma curadoria que abrange bares, discotecas, cafés, pubs, etc., nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa, facilitando o conhecimento sobre todos os eventos que estão e irão decorrer, noite dentro.

 

A ideia foi cozinhada pelo português Francisco Coutinho, de 22 anos, formado em design e multimédia. Apenas com 18 anos, fundou a sua própria agência de publicidade, a Crewave, e resolveu criar uma plataforma que servisse de agenda noturna. Dois anos depois, concluiu o primeiro esboço da Wikinight, ainda em versão beta (em desenvolvimento), levando-o o até à Web Summit de 2016. Foi neste evento tecnológico que encontrou um investidor, disposto a financiar o projeto e, consequentemente, a sua ideia.

 

Depois de uma reunião de conteúdos e informação detalhadas, foi lançada a aplicação, disponível para  sistemas Android e IOS, no dia 28 de outubro (2018), complementada por um site oficial, para ajudar os amantes da vida noturna a estarem a par de todos os acontecimentos.

 

Na Wikinight, podem ser encontradas referências a bares de inverno ou com vistas privilegiadas, discotecas, locais onde servem os melhores gins tónicos, espaços gay friendly, peças de teatro, festivais de música ou de cinema, concertos intimistas, cervejarias artesanais, etc.. Aliada a esta a informação, está uma breve descrição do sítio eleito, complementada com horário, com as formas de pagamento aceites e com fotografias ilustrativas.

Exemplo das funcionalidades da Aplicação Wikinight – Imagem: Wikinight

A base de dados da aplicação conta com milhares de registos, sobre as três cidades portuguesas que já mencionamos (Porto, Coimbra e Lisboa). No entanto, o objetivo é expandir a plataforma até ao sul de Portugal (Algarve) e iniciar a apalpação de terreno internacional.

Exemplo das funcionalidades da Aplicação Wikinight – Imagem: Wikinight

VEJA TAMBÉM

 

De uma forma resumida, esta nova app compromete-se a divulgar todo o tipo de eventos noturnos. Além disso, esta disponibiliza um sistema de angariação de pontos, que podem ser trocados por bebidas e outras ofertas em estabelecimentos parceiros. O utilizador, ao criar conta na plataforma, fica automaticamente com cinco pontos. Depois, quantos mais amigos convidar, para se juntarem à Wikinight, mais pontos arrecada. E então, pronto para uma maratona noturna?

2 Comentários

  1. João
    27 Novembro, 2018 às 14:32 — Responder

    A melhor app do meu telemovel!

  2. Francisco
    12 Janeiro, 2019 às 16:09 — Responder

    Bom artigo Marta. Muito bem demonstrada a aplicação.

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.