AngolaEducaçãoSociedadeTecnologia

Angola lança app que procura mapear os cursos formativos de todo o país

Facilitar o acesso à informação sobre mais de 3.000 cursos, repartidos pelos diversos níveis de ensino e formação angolanos, é a missão que o maior portal de oferta educativa do país deseja cumprir. Através da aplicação “Qualificar”, toda a comunidade estudantil poderá, de forma gratuita, aceder à vasta informação para escolher um curso técnico-profissional ou superior.

 

Além de querer simplificar as informações sobre o Ensino Secundário Técnico, Ensino Superior, Ensino Pedagógico, Formação Profissional e Formação para a Administração, a aplicação “Qualificar” pretende sedimentar um serviço público de consulta formativa, abrangendo mais de 500 instituições de ensino e formação, distribuídas pelas 18 províncias do país.

 

O projeto foi divulgado pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, que usou as redes sociais para apelar à comunidade mais jovem. “O caminho para o sucesso depende da taxa de dedicação aos estudos”, escreveu o chefe de estado angolano na sua página de facebook, reiterando que a educação e a formação são uma prioridade.

 

A aplicação “Qualificar” inclui oferta formativa assegurada pelas instituições tuteladas pelos diversos ministérios – com atribuições no domínio do ensino e formação –, bem como nos ministérios da Educação, do Ensino Superior, da Ciência Tecnologia e Inovação, da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, da Administração do Território e Reforma de Estado e da Economia e Planeamento.

 

Será possível filtrar as pesquisas por curso, província e área de conhecimento, acedendo a uma panóplia de informação detalhada sobre os vários cursos disponíveis no país, incluindo os setores prioritários como a Agricultura e Pescas.

 

Caminhar em direção à modernização dos serviços públicos nacionais é o grande objetivo da aplicação, compatível com vários dispositivos móveis (telefones, tablets, etc.). Esta é totalmente gratuita e já se encontra disponível para instalação na Play Store (para Android) e na Apple Store (para iOS).

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.