CulturaPaísesPortugal

Famosa pelos cadeados, Pontes das Artes terá decoração de artista português

(Imagem: Pantónio, Facebook)

A Ponte das Artes em Paris é bastante conhecida a nível mundial graças à sua decoração composta por cadeados deixados pelos casais apaixonados que visitam a cidade, num gesto amoroso o cadeado fica pendurado no gradeamento da ponte sendo a chave atirada ao rio Sena.

(Imagem: Disdero, Commons)
(Imagem: Disdero, Commons)

Em junho do ano passado, o peso dos cadeados era tal que fez com que um dos gradeamentos da ponte caísse, levando à interdição temporária da mesma.

Por este motivo, a Câmara de Paris decidiu retirar todos os cadeados da Pont Des Arts e substituir por painéis de oito artistas, entre eles o português Pantónio.

O artista contou à agência Lusa que o seu painel adornará um dos lados da ponte por seis meses e adiantou ainda que as obras serão inauguradas já neste sábado, dia 8 de junho.

O vice-presidente da Câmara de Paris afirmou em entrevista à agência France Presse que serão removidos “cerca de um milhão de cadeados, o que representa perto de 45 toneladas”. A operação de remoção foi inciada já na última segunda-feira.

(Imagem: Pantónio, Facebook)
(Imagem: Pantónio, Facebook)

Pantónio exibiu a satisfação por participar neste projeto através de uma publicação no seu Facebook, afirmando:

– Eu estou orgulhoso por pintar Le Pont Des Arts em Paris, um símbolo de romantismo nestes dias. O processo criativo não foi fácil, mas honesto e pessoal. Mais do que no impacto visual, concentrei-me no verdadeiro significado, para honrar o sítio. Estou ansioso para ver o resultado do trabalho destes dias na ponte.

Iam proud to paint Le Pont Des Arts in Paris, symbol of romanticism on this days.My creative process was not easy, but…

Posted by Pantónio on Segunda-feira, 1 de Junho de 2015

 

Outros painéis irão enfeitar a Ponte das Artes, obras feitas pelos artistas franceses Jace e Brusk e do franco-tunisino El Seed, tendo sido todos os artistas convidados pela autarquia parisiense em união com a galeria Itinerrance, representante do artista português desde a colaboração no projeto “TOUR PARIS 13”. Os painéis estão expostos temporariamente até serem substituídos por outros, feitos em acrílico que serão instalados a seguir ao verão.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.