EconomiaPaísesPortugal

Português vence prémio de melhor tese do mundo de empreendedorismo

(Imagem: Reprodução computerworld)

Sérgio Costa, professor auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), recebeu esta semana o Heizer Award 2015 da Academy of Management – uma das organizações mundiais mais importantes da área da gestão.

Este prémio é um dos mais importantes do mundo na área da investigação da inovação nos negócios e empreendedorismo e a ele concorrem os melhores finalistas de programas doutorais em gestão e empreendedorismo das melhores universidades no mundo como Harvard, London Business School, Stanford, MIT, Insead, Cambridge e Oxford.

O trabalho que levou o investigador português a ser premiado foi a sua tese de doutoramento intitulada “Business Model Change in Early-Stage University Spin-offs” que incidiu sobre a evolução de negócio, utilizando o caso da Universidade de Strathclyde, no Reino Unido, onde acompanhou oito spin-offs. Ao longo de 12 meses realizou cerca de 98 entrevistas, para perceber os mecanismos de alteração do modelo de negócio destas empresas que começam nas universidades e depois se tornam independentes.

Segundo o investigador, a sua tese sugere “que empresas cujas equipas fundadoras detenham um elevado conhecimento de gestão e de mercado, e possuam elevada experiência em empreendedorismo apresentam, em geral, menos alterações ao modelo de negócio e uma performance superior”. “Empresas com elevada performance tendem a interagir mais cedo, mesmo antes da sua constituição, e mais intensivamente com vários stakeholders para integrar os seus modelos de negócio pretendidos. Estas empresas tendem também a estabelecer mais parcerias e com um espetro mais alargado de atores (privados e públicos), no sentido de acederem a mais recursos”, explicou o investigador ao Observador.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.