Desporto

As primeiras imagens do super estádio do Mundial de 2022

2 min

O próximo Mundial de Futebol será apenas em novembro e dezembro de 2022, mas a preparação do Qatar para receber o evento já está a toda velocidade. O primeiro estádio — Qatar’s Al Janoub, situado em Al Wakrah, no litoral — já foi inaugurado, depois de 5 anos de obras.

Desenhado pelo arquiteto Zaha Hadid, o estádio impressiona pelas curvas e a volumosa estrutura interna — que permite 40 mil pessoas sentadas. Inspirado nos barcos tradicionais da região, possui belas velas brilhantes que envolvem a estrutura e tem ligação com a capital pelo novo sistema de metro de Doha.

 

Os assentos têm um sistema de resfriamento para reduzir a temperatura do estádio — que, aliás, conta com um teto retrátil que tem a mesma finalidade. Wi-fi gratuito e de alta velocidade para todos é outra das suas características.

 

Confira algumas fotos, disponibilizadas na FastCompany:

Controvérsias

As críticas à escolha do Qatar como sede da Copa do Mundo — já que as temperaturas em Doha chegam a 50°C no verão — fizeram com que este seja o primeiro Mundial a ser jogado no inverno. Isso gerou reação na torcida e nos times envolvidos, além da estrutura de mídia que transmite os jogos internacionalmente e precisarão fazer remodelações de seus formatos. Mas outras críticas tomaram maior forma.

 

A maior das críticas é ligada aos Direitos Humanos: centenas de mortes de trabalhadores devido à exaustão e ao calor foram reportadas durante as construções — algo que está sendo acompanhado internacionalmente, inclusive pela Amnistia Internacional.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.