Cabo VerdeEconomia

Cabo Verde é o país de língua portuguesa mais bem classificado no Índice de Liberdade Econômica

Cabo Verde é o país de língua portuguesa mais bem colocado na edição deste ano do Índice de Liberdade Econômica, da Heritage Foundation e The Wall Street Journal.

 

Segundo o portal Macauhub, o estudo destaca os sucessos de Cabo Verde, que ficou na 57ª posição, a nível da reestruturação do Estado de Direito, que facilitaram a sua transição para um sistema econômico mais aberto e flexível e realça a forte proteção dos direitos de propriedade, ao contrário do que acontece com as outras economias da África a sul do Saara.

 

Entre os países de língua portuguesa, Portugal é o segundo mais bem classificado, na 64ª posição. Tanto Cabo Verde como Portugal surgem neste índice enquadrados na lista dos países “moderadamente livres”.

 

Entre os países “fundamentalmente pouco livres” estão São Tomé e Príncipe (120ª posição), Brasil (122ª posição com 56,5 pontos), Moçambique (139ª com 53,2 pontos) e a Guiné-Bissau (145ª posição com 51,8 pontos).

 

Angola (156ª posição) e Timor-Leste (167ª posição) são englobados na lista dos países qualificados como “reprimidos” em termos econômicos.

 

Este Índice de Liberdade Económica é liderado por Hong Kong, seguida por Singapura, Nova Zelândia, Suíça e Austrália.

 

Leya

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.