Cultura

“Palco 50”: um livro sobre o que é fazer teatro em Cabo Verde

Neste 20 de Junho será lançado no Espaço Camões do Centro Cultural Português no Mindelo, o livro Palco 50 em comemoração às 50 produções teatrais do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português. O livro conta com o prefácio de Abrãao Vicente, tendo sido patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian. No mesmo dia será inaugurada uma exposição fotográfica com o mesmo nome, organizada pela Associação de fotógrafos Olhos de Gente, sob a curadoria de Diogo Bento. A exposição estará aberta ao público até dia 13 de Julho no Centro Nacional de Artesanato e Design.

internamindelo632

Palco 50 é um olhar sobre os 20 anos deste grupo de teatro que teve um papel fulcral na redefinição do que é fazer teatro em Cabo Verde. O livro revisita estas 50 produções teatrais que trouxeram para os palcos do Mindelo, e não só, adaptações de grandes obras do teatro mundial e peças originais que permitiram descobrir novos dramaturgos. 50 produções teatrais que possibilitaram a formação e lançamento novos atores, encenadores, artistas plásticos, mas que também ajudaram a estimular o público cabo-verdiano a consumir mais e mais Teatro.

 

Tendo crescido na cidade do Mindelo, vem-me à lembrança vários momentos em que as minhas memórias de infância se cruzam com a própria história do GTCCP. Lembro-me perfeitamente da excitação de ir com a turma toda do liceu ver a peça Telemannia (uma peça original que satirizava a febre dos telemóveis em Cabo Verde nos finais dos anos 90, inícios de 2000), da frustração de não conseguir bilhetes para ir o ver o Figa Canhota, do prazer de ver pela televisão as peças que não tinha podido ver ao vivo (Imaginem só! Ver teatro pela televisão).

 

Daí que acredito que o Palco 50, de certa forma, poderá ser apropriado, não só por aqueles que contribuíram directamente para que a história deste grupo de teatro fosse uma história de sucesso, mas também por todos os que, como eu, passaram toda ou uma parte desses 20 anos a deliciar-se com as peças do GTCCP.

 

Portanto, fica aqui a dica para que quem estiver no Mindelo não perca a oportunidade de ir ao lançamento deste livro que conta uma história bonita do teatro cabo-verdiano.

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.