CulturaPaísesPortugal

Cantora Nelly Furtado tem muito orgulho das suas raízes portuguesas

(Imagem: Reprodução Fan Pop)

 

Nasceu no Canadá, mais especificamente em Victoria, na Columbia Britânica, mas é filha de pais portugueses, açorianos de Ponta Garça, na ilha de São Miguel. Tem ambas as nacionalidades, chama-se Nelly Kim Furtado e apesar de ser uma das maiores cantoras Pop dos nossos tempos e de fazer espetáculos, sobretudo, na América do Norte, onde reside com a família, orgulha-se muito das suas origens lusófonas.

Em entrevista à Agência Lusa, a cantora referiu que “os lusodescendentes devem estar orgulhosos das suas raízes” e acrescentou que “não estaria onde está se não fossem as suas raízes e o público de lusodescendentes do mundo inteiro que dão uma força muito grande à sua carreira”.

Em 2014 a cantora foi condecorada pelo Presidente da República de Portugal com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique, uma ordem honorífica portuguesa, que visa a distinguir a prestação de serviços relevantes ao país na expansão da cultura portuguesa, da sua história e dos seus valores.

A cantora que compôs e interpretou “Força”, a música oficial do Euro 2004 que se disputou em Portugal, confessou que a sua música bebia muito das influências portuguesas que tem.

Apesar de ser raro, no primeiro álbum da cantora, o multipremiado “Whoa Nelly”, lançado no ano 2000, que vendeu mais de 7 milhões de cópias e valeu à artista um Grammy de Melhor Performance Pop feminina com a música “I´m like a bird”, ainda se encontram músicas da artista cantadas em português, como é o caso da bonita balada “Onde estás?”

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.